Top 10: Filmes de zumbi!

Top 10: Os melhores filmes de zumbi!

Meu amigo Bernardo Araujo deu uma boa sugestão. Eventualmente vou fazer listas de top 10!

Claro, qualquer lista tem mais opinião do que razão. É algo muuuito subjetivo. Ou seja, a lista abaixo é a MINHA lista. Se está certa ou errada? Pouco me importo com isso. Mas se você quiser concordar ou discordar de algum filme, pode palpitar lá embaixo!

A lista está em ordem cronológica. Não faço questão de definir o melhor deles…

night-of-the-living-dead1

- A Noite dos Mortos Vivos (George Romero – 1968)

Simplesmente o início de tudo. Clássico dos clássicos quando se fala de filme de zumbi, filme obrigatório quando se fala de história do cinema. O próprio diretor George Romero já fez quatro continuações: O Despertar dos Mortos, O Dia dos Mortos, Terra dos Mortos e O Diário dos Mortos. Pode-se dizer que se alguém um dia criar um “top 5 de filmes de zumbi e citar só filmes do Romero, a lista não estará errada… Teve uma boa refilmagem em 1990 dirigida pelo mestre da maquiagem, Tom Savini.

zombie2

- Zombi 2 (Lucio Fulci – 1979)

Nas décadas de 70 e 80, a Itália produziu muitos filmes de terror. Quase sempre com produções baratas e quase sempre na cola de filmes americanos. Mas produções baratas não significam falta de talento! Vários nomes hoje consagrados vieram desta onda, como Dario Argento, Lamberto Bava e Lucio Fulci. Claro que a onda de filmes de zumbi criada por George Romero teve seu reflexo por lá. E Fulci fez um dos melhores filmes de zumbi, digno de estar por aqui no top 10.

voltadosmortosvivos

- A Volta dos Mortos Vivos (Dan O’Bannon – 1984)

Divertidíssimo filme dirigido pelo roteirista de Alien, A Volta dos Mortos Vivos às vezes parece fazer parte da franquia de Romero. Só que os zumbis aqui são engraçados, e têm que comer cérebros vivos… Dois funcionários de um crematório descobrem um monte de barris lacrados de metal pertencentes ao exército com mortos-vivos dentro. Acidentalmente um desses barris vaza e libera o morto-vivo, o que começa uma cadeia de incidentes que culmina com o cemitério inteiro saindo das tumbas… Pérola de humor negro!

maldicaodosmortosvivos

- A Maldição dos Mortos Vivos (Wes Craven – 1988)

Um filme “sério” sobre zumbis. Afinal, é o único que fala de “zumbis de verdade”: o filme fala de vodu haitiano. Em vez de mortos que simplesmente voltam à vida, aqui os zumbis são pessoas enterradas vivas – e que voltam como zumbis. Um dos melhores filmes de Craven, o criador do Freddy Kruger.

fome-animal

- Fome Animal (Peter Jackson – 1992)

Antes da fama e dos Oscars pela trilogia Senhor dos Anéis, Peter Jackson era um diretor meio tosco na distante Nova Zelândia. Seus dois primeiros filmes foram o trash Bad Taste – Náusea Total e o esquisito Meet The Feebles, duas tosqueiras sem tamanho. Logo depois fez este Fome Animal (Braindead), que não só está no top 10 de filmes de zumbi, como também entraria num top 10 de filmes trash. Situado nos anos 50, um macaco-rato da Sumatra inicia uma legião de zumbis. A cena final, aquela do cortador de grama, é antológica.

resident-evil-poster1

- Resident Evil (Paul W.S. Anderson – 2002)

Baseado num videogame, Resident Evil trouxe de volta a alegria de vermos no cinema zumbis devoradores de gente sendo aniquilados. Um vírus é libertado dentro de um grande escritório subterrâneo de uma grande corporação. Milla Jovovich, estilosa e linda como sempre, está deliciosa “kicking ass” de zumbis!

exterminio

- Extermínio (Danny Boyle – 2002)

Tecnicamente, não se trata de um filme de zumbis. Afinal, em vez de mortos voltarem à vida, aqui existe um vírus que transforma as pessoas em algo que se assemelha muito a zumbis (com a exceção de que aqui eles são rápidos). Mas, apesar deste detalhe, resolvi citar o filme, já que ele se insere no “contexto de zumbis”. Um cara acorda num hospital de Londres, e não tem absolutamente NINGUÉM nas ruas. Praticamente toda a população morreu ou virou “quase zumbi”. Ah, sim,  é o mesmo Danny Boyle que ganhou o Oscar de melhor diretor este ano por Quem Quer Ser um Milionário?!

fido

- Fido (Andrew Currie – 2007)

Uma poeira cósmica cai na Terra e transforma os mortos em vivos. E aparece uma grande corporação craiando uma coleira controladora de  zumbis, que viram escravos a serviço da população. Uma mistura de Todo Mundo Quase Morto, Mamãe é de Morte e Mulheres Perfeitas, Fido ainda consegue falar de temas sérios como o racismo. E isso tudo numa comédia! Humor negro de primeira!

http://blogdoheu.wordpress.com/2009/02/09/fido-–-o-mascote/

diaryofthedead

- Diário dos Mortos (George Romero – 2007)

Por que resolvi incluir mais este Romero e não os outros três? Bem, heu gosto de todos os cinco, mas este tem um detalhe diferente: a câmera subjetiva! Sim, como já fora feito em títulos como Aconteceu Perto de Sua Casa, A Bruxa de Blair, Cloverfield e REC, agora Romero nos coloca “dentro” da ação. Destaque para os efeitos especiais: as cenas violentas são abundantes, mas nunca cai pro escatológico – afinal, são os próprios personagens filmando!

http://blogdoheu.wordpress.com/2009/02/12/o-diario-dos-mortos/

planetaterror

- Planeta Terror (Robert Rodriguez – 2007)

Primeira parte do projeto Grindhouse, quando Quentin Tarantino e Robert Rodriguez resolveram fazer uma homenagem às sessões duplas que rolavam em cinemas poeiras nos anos 70, sempre com filmes vagabundos com roteiros que privilegiavam sexo e violência gratuitos. O filme fala de um gás venenoso que transforma pessoas em zumbis comedores de carne, e é trash até a medula: Rodriguez propositalmente deixou o filme cheio de falhas grotescas, tornando-o ainda mais divertido!

http://blogdoheu.wordpress.com/2009/02/09/planeta-terror/

Sim, faltou coisa. Mas a idéia era um top 10, né? Ficam com “menção honrosa”: os três Romero citados lá em cima; Todo Mundo Quase Morto (Shaun of the Dead); Re-Animator; Pelo Amor e Pela Morte (Delamore Delamorte); as duas refilmagens “romerianas”, Tom Savini em 1990 e Zac Snyder em 2004; e ainda a minissérie da tv britânica Dead Set, que coloca zumbis dentro do programa Big Brother…

Então, qual será o próximo top 10?

p.s.: Até agora já tivemos filmes com nomes esquisitos, filmes sem sentido, personagens nerds, estilos dos anos 80, melhores vômitos, melhores cenas depois dos créditos, melhores finais surpreendentes, melhores cenas de massacre, filmes dos ano 80 e 90 nunca lançados em dvd no Brasil, estilos de filmes ruins, casais que não convencem, musicais para quem não curte musicais, melhores frases de filmes, melhores momentos de Lost, maiores mistérios de Lost, piores sequencias, melhores filmes de rock, melhores filmes de sonhos, melhores filmes com baratas, filmes com elencos legais, melhores ruivas, melhores filmes baseados em HP Lovecraft, filmes que vi em festivais e mais ninguém ouviu falar, Atores Parecidos, Atrizes Parecidas, filmes de lobisomem, melhores trilogias e filmes de natal. Visitem!

About these ads

Marcado:,

44 thoughts on “Top 10: Filmes de zumbi!

  1. Bernardo Araujo 29 abril, 2009 às 7:51 pm Reply

    Valeu, Zumbi!

  2. patrick 20 agosto, 2009 às 4:30 pm Reply

    por favor poderia me enviar um imal
    com um nome de um filme que sou louco para assistir novamente ele passou na globo a uns anos atras não me lembro do nome, bem era tipo noite das bruxas e um jovem ressussitol os mortos com um amuleto em meio a confusão toda ele conhece e se apaixona por uma garota uqe usava batom de tut furt ,no final do filme ele defaz o encantamento e descobre que ela tambem era uma zumbi e ela deixa uma mensagem para ele na lapide dizendo que amava ele com o tal batom
    por favor se lebrar o nome do filme manda ele por imail (patrickrecanto@gmail.com)desde de ja agradeço um abraço patrick.

  3. Luca 9 outubro, 2009 às 4:06 pm Reply

    nossa,esses filmes são todos ruins,vê REC e Madrugada dos mortos

    • mateus faria 6 julho, 2012 às 5:34 pm Reply

      vc é um descalificado pois o MELHOR FILME LEVADO ASÉRIO PELOS MAIORES CRITICOS É RESIDENT EVIL,SE VC QUISER DESCUTIR COM MIGO PRIMEIRO TENTA VER SE SEU ”REC” GANHA BASTANTE FÃS COMO RESIDENT EVIL GANHOU!

  4. andson gonçalves 29 janeiro, 2010 às 3:09 pm Reply

    muito boa essa lista so q eu ñ concordo com a participação do resident pois acho q faz + parte de filme de ação doq de terror………..

  5. samuel 29 janeiro, 2010 às 6:15 pm Reply

    cara a maioria dos filmes que vc posto foi bom so não curto muito os filmes de humor negro

  6. Black Tiger 13 fevereiro, 2010 às 8:24 pm Reply

    Cara com certeza madrugada dos mortos é O MELHOR FILME DE ZUMBIS ate hoje vc naum deve ter visto claro sem contar a terra dos mortos mas tem classicos ai de arrepiar a espinha como a maldiçao dos mortos vivos eu amo filmes de mortos vivos e tudo relacionado a essa morbida podridão avande cadaveres!!!!

  7. George 7 março, 2010 às 5:42 pm Reply

    Sua lista esta horrivel, realmente vc gosta de filmes ruins, não acredito que deixou Rec 1 e 2 de fora, alem de Madrugada dos Mortos, até mesmo Zumbiland é melhor que muitos da sua lista.

  8. heuhein 8 março, 2010 às 9:49 pm Reply

    Caro George,

    O meu Top 10 foi feito antes de Zumbilândia, e mesmo assim, acho que este não entraria num Top 10. Talvez num Top 20.

    Gosto muito de Madrugada dos Mortos, mas é uma refilmagem, e, na minha humilde opinião, o original do Romero é melhor.

    E sobre Rec, você já viu o segundo? Não são zumbis…

  9. junior 16 abril, 2010 às 3:38 pm Reply

    Caros AMOGOS bOA a lISTA nUNCA ASSISTI REC MAIS SÓ PELA CAPA JÁ JELO A ESPINHA E MIJO NAS CALÇAS É EU SEI VCS DEVEM ESTAR PENSANDO NOSSA Q BUNDÃO CALMA CALMA SÓ TENHO 13 ANOS :)

    andson gonçalves

    Vc é Burro emmmmmm a lista é de filme d zumbi e não de terros(tá eu sei q filme d zumbi tambem da medo mais o lha o nome TOP 10 FILMES DE ZUMBI!!!!!!!!!!e resident evil como vcs podem ver é um filme de ZUMBI TMBM a proposito o mais bem sucedido)

    Conheço alguns vi alguns vor ver alguns vou cagar qualdo ver outros :)

  10. Lucca 26 abril, 2010 às 3:54 pm Reply

    REC 1 e 2 não são filmes de zumbi, é tipo o Extermínio, é um vírus. E o autor do blog, tirando REsidentEvil só colocou filmes perfeitos nessa lista.

  11. Mauro 30 abril, 2010 às 1:12 pm Reply

    Sem duvidas esses Sao Os melhores
    mas a ”madrugado dos mortos” deveria estar no meio desses 10

  12. andson 7 junho, 2010 às 2:44 pm Reply

    muito boa essa lista, todos os filmes antigos de zumbis são os melhores, tipo os melhores são aqueles q se originam por fontes misteriosas.

  13. khalil 30 junho, 2010 às 10:21 am Reply

    Ta até bom mas concordo que faltou alguns filmes!!
    Se achou uma babaquisse oq eu falei me mande po email

    Xinix009@hotmail.com

  14. joao 14 julho, 2010 às 9:37 pm Reply

    madrugada dos mortos cara esse sim e um dos melhores deveria ta ai

  15. Ismael Costa 29 julho, 2010 às 9:49 pm Reply

    CARA. Filme de zumbie é foda.

    E um dos melhores filmes que eu assisti foi “madrugada dos mortos´´. MUITO MASSA. Eu recomendo.

    E a tua lista ta completa já assisti todos e não consigo escolher o melhor. so apaixonado por filme de zumbie.

    VLW. abraçs a todos que curte um fime de zumbi.

  16. Gabriel 1 agosto, 2010 às 1:06 pm Reply

    affs eo Madrugada dos mortos antigo 1978 e o remake 2004 (Daw of the dead). eu estava jogando land of the dead outro dia baixei um mapa que tinha um cartas dizendo o seguinte tudo em ingles

    Melhor filmes de zumbis – Daw of the dead
    Como tudo comecou – Noite dos mortos vivos
    Land of the dead – o que arrecadou mais dinheiro
    Madrugada dos mortos (2004)- Um bom remake

    e affs fido e uma merda meu. e no rec sao espiritos do mal eu assisti o rec 2 cade vez q um morde o outro vai um espirito do capeta nele nao gostei dessa nao esperava… e cade o dia dos mortos vivos

  17. Pedro 13 agosto, 2010 às 1:02 pm Reply

    Gostei da lista, mas só não possso concordar com “Fome animal” porque esse filme é muito feio. Desculpe-me Peter Jackson, mas essa fita serviria para aqueles filmes “trash” da década de 80 e ainda assim seria um dos piores do gênero.

  18. Anderson 30 agosto, 2010 às 7:44 pm Reply

    Boa lista. Deixo também umas dicas:

    Dead Set: Mini serie em 5 capitulos que mistura big brother com zumbis. O mundo se acabando e os “artistas” vivendo no seu mundinho de ilusão. Muito bom!

    The Walking Dead: Revista em quadrinhos mensal que já está no numero 75 e que acaba de virar seriado. Pelas imagens e trailers que vi até agora, vai arrebentar.

    Mangue negro: Filme de zumbi nacional! Não deixem de ver!

  19. jefferson fernando 2 setembro, 2010 às 8:03 pm Reply

    mermao o cara n botou MADRUGADA dos MORTOS!!!!!
    ta de brincadeira!!!
    e tem filme ai q n entraria na lista

    • Guilherme 19 abril, 2012 às 4:36 am Reply

      tbm concordo madrugada dos mortos é o melhor

  20. Wesley 20 dezembro, 2010 às 9:39 am Reply

    Pessoal, tem um teste interessante de como sobreviver a um apocalipse zumbi:

  21. Murilo César 18 janeiro, 2011 às 11:11 am Reply

    olá, vc tem um filme de mortos vivos que passou na globo a anos atrás, ele é mais ou menos assim, um jovem sofre um acidente falta e morre, depois é levado pelo pai pra um hospital que faz teste com um produto novo, e consegue fazer o jovem retorna a vida, mas ai começa a destruição, não embro o nome mas é show, me nvie por favor se tiver!

  22. DanielFGS 27 março, 2011 às 4:06 pm Reply

    Sobre o filme Extermínio,o fato de os seres infectdos não estarem mortos, ainda os clasifacam como zombies,já que zombie pode ser aquele individuo que esta fora de sí.Zombies não são nescessariamente “mortos-vivos”,mas os Mortos-vivos tem que ser zombies,se não eles apenas seriam entidades que voltaram dos mundo dos mortos,não é mesmo ?.

  23. aru 4 junho, 2011 às 7:13 pm Reply

    por favor poderia me enviar um imal
    com um nome de um filme que sou louco para assistir novamente ele passou na globo a uns anos atras não me lembro do nome, bem era tipo noite das bruxas e um jovem ressussitol os mortos com um amuleto em meio a confusão toda ele conhece e se apaixona por uma garota uqe usava batom de tut furt ,no final do filme ele defaz o encantamento e descobre que ela tambem era uma zumbi e ela deixa uma mensagem para ele na lapide dizendo que amava ele com o tal batom
    por favor se lebrar o nome do filme manda ele por imail (patrickrecanto@gmail.com)desde de ja agradeço um abraço patrick.

    manow o nome desse filme e: “A hora do terror”

  24. lipe 3 agosto, 2011 às 1:02 pm Reply

    nossa vc q tam aq éssa bosta é uma merda + o mais loko é o filme 1 PARTO DE VIAGEN assistam tezao esse filme e o outro é o SE FOR BEBER NAO CASE tezao assiste la flwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  25. revolucionario 19 agosto, 2011 às 1:38 pm Reply

    QUER BAIXAR ESSES FILMES ENTREM NO BLOG CORRA DO ZUMBI O LINK ESTA A BAIXO

    http://corradozumbi.blogspot.com/p/voce-esta-ferrado.html

  26. Anderson 26 setembro, 2011 às 12:05 am Reply

    Que tal um filme pornô brabo com zumbis?

    PORN OF THE DEAD!

    Muito Bom!

  27. leonardo cerqueira 18 dezembro, 2011 às 12:12 pm Reply

    eu curto alguns da lista, mas prefiro mesmo os filmes de zumbi mais “sérios”, tipo o sriado the walking dead. assim, gosto do madrugada dos mortos e curto o extermínio, é claro, REC 1 e 2.
    pra mim, o legal é aquela sensaão de que poderiamos estar lá, e pensar em como poderíamos sobreviver. se fica muito tresh vira comédia,e neste ramo, só abrio exceção para o clássico zumbiland!!! que é senssacional
    aliás, se alguém tiver uma sugestão inusitada com filmes de “tirar o fôlego” posta pra im!!!

  28. Anderson 18 dezembro, 2011 às 9:49 pm Reply

    Parece que tem zumbis em todas as culturas.

    “La Horde” é um filme de zumbis francês muito bom. Aliás um dos melhores que eu vi nos últimos tempos.

    “The Dead” é da Africa do Sul e tem potencial.

  29. Roger 18 fevereiro, 2012 às 8:37 pm Reply

    Pó mano tá faltando madrugada dos mortos quarentena 1 e 2 São muito bons assista vlw

  30. Nathalia 20 abril, 2012 às 12:58 am Reply

    Nossa, mas quanta gente cai de pára-quedas aqui, hein?

    Um parto de viagem? Que que isso tem a ver com o post?? E esse ultimo falando em Quarentena, produçãozinha americana que não passa de uma cópia de Rec! O filme é idêntico!!

    Bem, não sei se alguém já comentou, mas vc já pensou em Cemitério Maldito? Além de ser um clássico do cinema em geral, é de um dos caras mais fodas do mundo do terror… E bem ou mal, fala de zumbis! Não convencionais, mas zumbis, já que eles estão mortos e retornam à vida…

    Eu gosto demais de Um drink no inferno, acho que embora eles sejam vampiros, o filme se comporta muito mais como um filme de zumbi!

  31. Matheus 22 abril, 2012 às 8:12 am Reply

    Residente evil recomeco e o melhor de todos,e “eu sou a lenda”e bom para o genero virus

  32. Anderson 16 junho, 2012 às 10:04 pm Reply

    Mais um bom filme de zumbis: Exit Humanity.

  33. mateus faria 6 julho, 2012 às 5:29 pm Reply

    Resident evil é o melhor filme que já assisti de zumbi e sempre será.Não adianta falar mal do filme pois os melhores criticos do mundo,julgaram resident evi como o melhor e unico filme de zumbi que chamou a atenção.Quando Milla Jovovich fez esse filme,muitos acharam que poderiam copiar sua personagem Alice!coitados A historia do fime resident evil é incrivel,os personegens são perfeitos,concerteza pra muitos ou melhor pra quem tem gosto de filme de zumbi,resident evil é o melhor!!!!

  34. mateus faria 6 julho, 2012 às 5:35 pm Reply

    RESIDENT EVIL

  35. mateus faria 6 julho, 2012 às 5:35 pm Reply

    RESIDENT EVIL,SEMPRE SERÁ!

    • cicero 18 agosto, 2013 às 2:41 pm Reply

      concordo com vc resident evil é o melhor

  36. mateus faria 6 julho, 2012 às 5:36 pm Reply

    RESIDENT EVI,PRA SEMPRE!

  37. [...] Filmes Baseados em Philip K. Dick, o Blog do Heu recomenda os outros Top 10 já publicados aqui: filmes de zumbi filmes com nomes esquisitos filmes sem sentido personagens nerds estilos dos anos 80 melhores [...]

  38. Ricardo 20 abril, 2013 às 11:00 pm Reply

    os live-actions da serie resident evil são uma bosta!! nadas a ver com o game !! inventaram alice, nao mostra tyrant e ainda tem um nemesis zé ruela !!!

    • cicero 18 agosto, 2013 às 2:40 pm Reply

      vai tomar no seu cu

  39. Ricardo 20 abril, 2013 às 11:05 pm Reply

    resident evil pra sempre o cacete!! vai punhetar pra lá !!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 31 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: