Laranja Mecânica

clockworkorange

Laranja Mecânica

Numa Londres futurista e decadente, gangues de jovens vivem num meio de sexo, drogas e violência. Alex DeLarge, líder de uma das gangues, é preso, e depois se submete ao “tratamento Ludovico” para ser reintegrado à sociedade.

O que podemos falar sobre Laranja Mecânica? Primeiro: um filme feito há mais de 30 anos atrás, e que não envelheceu… Isso é algo difícil… Claro que certas coisas estão com cara de anos 60. Mas o visual futurista é um dos vários pontos altos do filme.

Falando em pontos altos, é difícil desassociar a imagem de Malcom McDowell do jovem delinquente Alex. Em uma das interpretações mais marcantes de sua carreira, McDowell nos mostra os altos e baixos de Alex, que, de líder de gangue, passa pelo humilhante tratamento Ludovico (não dá pra descrever aqui, tem que ver o filme), pra depois voltar ao violento mundo como um indefeso cordeirinho.

Não podemos nos esquecer também que este é um filme de Stanley Kubrick, um dos mais geniais diretores da história do cinema. Só pra dar um exemplo, o seu filme anterior é 2001, Uma Odisséia no Espaço; e depois ele ainda faria obras primas como O Iluminado e Nascido Para Matar.

A trilha sonora do então Walter Carlos (que mais tarde viraria Wendy Carlos), com música erudita tocada em sintetizadores monofônicos – os primeiros Moogs! – também é sensacional!

Programa imperdível. Mas, mesmo sendo um filme velho, tirem as crianças da sala antes de começar a sessão…

Anúncios

Marcado:, ,

6 pensamentos sobre “Laranja Mecânica

  1. Juízo Final « Blog do Heu 9 janeiro, 2011 às 8:20 pm Reply

    […] temos papéis menores dos grandes Bob Hoskins (Uma Cilada Para Roger Rabbit) e Malcom McDowell (Laranja Mecânica, e que recentemente estava nas telas cariocas na refilmagem de Halloween). O resto do elenco […]

  2. […] Elemento (Luc Besson), Labirinto do Fauno (Guillermo Del Toro), O Senhor dos Aneis (Peter Jackson), Laranja Mecânica (Stanley Kubrick), Curtindo a Vida Adoidado (John Hughes), Gremlins (Joe Dante), O Jovem […]

  3. Top 10: Filmes doentios « Blog do Heu 18 agosto, 2011 às 11:12 pm Reply

    […] muito sobre a inclusão ou não de Laranja Mecânica, afinal, trata-se de um filme muito violento. Mas o deixei de fora porque, diferente dos outros da […]

  4. […] 4. Korova Milk Bar – Laranja Mecânica […]

  5. ornellaswill 21 abril, 2012 às 9:38 am Reply

    Você poderia falar sobre Billy Elliot, né?

  6. ornellaswill 21 abril, 2012 às 9:38 am Reply

    Esse filme é um clássico. Adoro! ♥

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: