Quem Quer Ser um Milionário?

slumdogmillionaire2008dvdscrxvid

Quem Quer Ser um Milionário?

O grande ganhador do Oscar 2009! Foram oito num total de dez indicações: filme, diretor, roteiro adaptado, edição, fotografia, som, canção e trilha sonora!

Pára tudo! Oscar de melhor diretor? Mas esse não é o novo filme do Danny Boyle, o cara que fez Cova Rasa, Trainspotting e Extermínio???

Sim, é ele mesmo! Agora, com um filme mais “sério”, é o mais novo dono da estatueta de melhor diretor. E o melhor de tudo: o filme continua com “cara de Danny Boyle”!

A história é boa: Jamal é um jovem  que está a uma pergunta de ganhar o grande prêmio de 20 milhões de rúpias na versão indiana do programa de tv “Quem quer ser um milionário”. Ele é preso porque desconfiam de fraude. E, durante o interrogatório, ele conta a sua história e como sabe as respostas.

Logo de cara a gente pensa “já vi algo parecido com isso…” Afinal, o filme começa com uma perseguição a garotos numa favela de uma grande cidade de um “país em desenvolvimento”. Opa, alguém pensou em Cidade de Deus? Danny Boyle disse que não tem nada a ver. Mas, poxa, sr. Boyle, tem até uma galinha no meio da perseguição!

As semelhanças com o filme brasileiro são várias, inclusive ao mostrar dois personagens amigos quando crianças e um deles aliado a bandidos quando adulto (só faltou a fala “Dadinho é o c%$#alho, meu nome é Zé Pequeno!”). A edição também é ágil como no filme brasileiro – coincidência ou não, Cidade de Deus concorreu ao Oscar de melhor edição, prêmio que Milionário ganhou.

Mas, não, não é uma cópia de Cidade de Deus. São filmes bem diferentes, apesar das semelhanças.

Mas acredito que isso deve ter enchido os olhos dos gringos. Se antes o cinema mostrou a favela brasileira para o mundo, agora é a vez de conhecermos a favela indiana.

Apesar de ser uma produção inglesa e com diretor inglês, Quem quer ser um Milionário é essencialmente um filme indiano. Com um elenco todo indiano, Boyle mostra a miséria, a sujeira e a violência da Índia como não estamos acostumados a ver por Bollywood.

Algumas cenas são bem cruas (assim como em Cidade de Deus), chocantes mesmo. Mas nada é gratuito, tudo flui bem ao acompanharmos a difícil infância dos irmãos Jamal e Salim e sua amiga Latika. Os três personagens, inclusive, são interpretados por três atores diferentes cada, para acompanharmos diferentes épocas da infância, adolescência e juventude.

Filmaço. Deve entrar em cartaz em breve, além do mais pela quantidade de Oscars no currículo.

E não percam, no fim do filme, durante os créditos, o elenco protagonizando uma daquelas coreografias bizarras e legais dos clips indianos que vemos pelo youtube!

Anúncios

Marcado:, , , ,

6 pensamentos sobre “Quem Quer Ser um Milionário?

  1. Ciro 26 fevereiro, 2009 às 2:03 pm Reply

    Po, o Danny Boyle negar que o filme se parece com Cidade de Deus é inaceitável. hahaha. Eu – particularmente – prefiro o Cidade de Deus e acho que foi um dos filmes mais injustiçados no Oscar. Enquanto que Milionário, mesmo sendo um ótimo filme, foi um pouco superestimado. Mas mereceu. Esse ano não tivemos filmes como Sangue Negro, Onde os Fracos Não Tem Vez e Juno. A disputa do ano passado foi mais acirrada.
    Mesmo assim Milionário é um filmaço e não vai cair no esquecimento, como tantos outros ganhadores do Oscar.

    Abraços!!

  2. Rafael Amaral 5 março, 2009 às 12:54 pm Reply

    Olá, depois que vi um comentário seu no meu blog (cinemasemtempo.blogspot.com) resolvi conhecer o seu espaço e gostei muito. Textos diretos, o que é sempre bom.

    Quanto ao filme do Boyle, acho que é o melhor de sua carreira, até melhor que o Trainspotting, pena que parte da crítica não embargou em suas correntes “fantasiosas” (que não deixam a realidade de lado) e viram esse filme pra lá de otimista.

    Abraços!

  3. sabrina 13 março, 2009 às 6:26 pm Reply

    onde os fracos não tem vez e Juno foram terriveis, nos dois eu dormi.
    milionario não consegui nem respirar,amei o filme

  4. O Último Mestre do Ar « Blog do Heu 31 outubro, 2010 às 7:43 am Reply

    […] cheio de nomes desconhecidos que não estão bem (o único nome que heu reconheci é Dev Patel, de Quem Quer Ser Um Milionário). Noah Ringer, que interpreta Aang, foi escolhido porque sabe lutar bem e é parecido com o Aang do […]

  5. Blog do Heu » Caiu do Céu 17 julho, 2011 às 6:20 pm Reply

    […] (Boyle voltaria a temas adultos no filme seguinte, Sunshine, tudo isso antes do Oscar por Quem Quer Ser um Milionário?) […]

  6. O Artista « Blog do Heu 9 fevereiro, 2012 às 3:36 pm Reply

    […] você gostou de O Artista, o Blog do Heu recomenda: O Pequeno Nicolau Quem Quer Ser um Milionário Antes do Amanhecer Share this:CompartilharFacebookTwitterGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: