Watchmen

watchmen_poster_2901

Watchmen

Tenho muitos amigos nerds. E a maioria está alvoraçada com a estréia de Watchmen, o novo filme de Zack Snyder, diretor da refilmagem de Madrugada dos Mortos e de 300.

Ah, sim, pros nerds, de um modo geral, antes de ser um filme do Snyder, é a adaptação da “melhor graphic novel da história”. Mas isso heu coloco entre aspas, porque não li os quadrinhos, então não posso opinar. Fui ao cinema apenas pra ver um filme. E não é que vi um bom filme?

A história se passa em 1985. Numa realidade alternativa, Nixon é o presidente pela terceira vez, e uma guerra nuclear com a União Soviética é iminente. Foi criada uma lei que proíbe super-heróis mascarados, jogando os “mocinhos” para a marginalidade. E, aos poucos, através de flashbacks, vamos conhecendo melhor a história desses mascarados.

A grande preocupação dos fãs é que essa era uma história considerada “infilmável”. Desde 1987 tem gente em Hollywood tentando trabalhar em uma adaptação!

Terry Gilliam, o ex-Monty Python que virou um diretor legal (Brazil, o Filme, 12 Macacos, tentou, ainda em 87, fazer uma adaptação. Aliás, já tinha elenco:  Robin Williams como Rorschach, Jamie Lee Curtis como Espectral, Gary Busey como Comediante e, pro papel de Coruja, estavam no páreo Richard Gere e Kevin Costner. Mas acabou desistindo, porque achou que não funcionaria como um único filme de longa metragem, e sim como minissérie de 5 horas…

E aí fica a grande dúvida: Zack Snyder conseguiu?

Bem, como não li os quadrinhos, não posso comparar como adaptação. Mas como filme posso dizer que ficou bem legal! Um filme baseado em super-heróis mais adulto, bem diferente do que se tem visto por aí, como os dois “hits baseados em quadrinhos” do ano passado, Batman e Homem de Ferro.

Quase tudo no filme funciona muito bem. O visual é impressionante, aliás, como era de se esperar. A trilha sonora, com trechos de hits oitentistas, é muito boa. O elenco é todo de semi-desconhecidos, como Jeffrey Dean Morgan, que faz um comediante sarcástico na dose certa, ou Jackie Earle Haley, que transpira ódio com seu Roschach. E a Espectral de Malin Akerman ainda vai fazer muito adolescente perder o sono, mais ou menos como um certo biquini dourado nos anos 80… Completam o time de mascarados Patrick Wilson como Coruja (não sei se de propósito, mas heu achei meio parecido com o Batman, tanto na roupa quanto no estilo “menino rico cheio de brinquedos caros”), Billy Crudup como dr Manhattan e Mathew Goode como Ozymandias.

E por que o “quase” do parágrafo acima? É que a história fica um pouco confusa às vezes, e o ritmo é um pouco lento. E, em 2 horas e 40 minutos, só explicaram o porque do superpoder do dr. Manhattan. Em tempos de X-Men e Heroes, heu esperava pelo menos saber um pouco mais sobre o motivo dos outros serem heróis…

Mesmo assim, vale o ingresso do cinema. Sim, cinema, este filme é pra ser visto em tela grande. Sabe aquelas brigas em câmera lenta de 300? Pois é, agora imagine dois mascarados enfrentando dezenas de presidiários numa rebelião…

Anúncios

Marcado:, , , , , , , , ,

12 pensamentos sobre “Watchmen

  1. Leandro 7 março, 2009 às 8:33 am Reply

    Na HQ mostra as origens de todos os envolvidos, mas aí o filme teria umas 4 horas de duração.

  2. 8 março, 2009 às 6:47 pm Reply

    Vou tentar ir hoje a noite com o Bê.
    vamos ver se o fluminense deixa… risos

    Sou apaixonada pelo Allan Moore, Watchmen foi o segundo quadrinho que eu li na vida.. depois de V de Vingança. Pelo o que eu já li de críticas por aí, tenho certeza que eu vou amar este filme.

    PS: Adorei o sábado… o pequeno príncipe tá lindo! Vamos tentar ver Gremlins rapidinho para devolver ok?

    beijos,

  3. Rê Brito 10 março, 2009 às 6:21 pm Reply

    Helvis,

    Eu adorei o filme. Achei que ele foi super fiel à HQ. Eu adoro o Jeffrey Dean Morgan desde que ele fez um paciente terminal em Grey´s Anatomy. Tinha certeza que ele iria mandar bem em um papel mais sofisticado.

    Fiquei feliz em saber que o Billy Crudup é o mesmo cara que fez o “Almost Famous”, que é um filme que eu adoro. Aliás que ator versátil.. pois se você ver ele em Almost Famous e como Dr. Manthattan não tem nada a ver.. eu mesma demorei a descobrir que era o mesmo cara.

    Para mim a melhor cena do filme é do Roschach matando o anão no banheiro do presídio… aquela câmera parada enquanto a porta do banheiro abria e fechava me deixou totalmente surtada!!!!!!!!!!!!

    Muito bom o filme… recomendo você ler a HQ… vai adorar 🙂

  4. Pedro Henrique 13 março, 2009 às 12:35 pm Reply

    Watchmen é completamente filmável. Foi feita pra ser um filme. Moore é um cara que sempre se debruçou sobre a arte cinematográfica pra conceber suas obras, desde V até Liga Extraordinária.

    O problema é uma indústria cultural cagada, com diretores e estúdios cagados, desesperados demais com downloads ilegais e greve de roteiristas pra se importar em fazer alguma coisa com um formato diferente, com objetivos diferentes. Watchmen era “infilmável” no aspecto de que é altamente ideológico: é um comentário sobre o mundo – já que foi de fato lançada em 1985 – e sobre como o holocausto nuclear já aconteceu, e suas vítimas foram o espírito humano e a capacidade de discernimento e objetivação da realidade. Adrian Veidt e Rorschach são oposto de uma mesma moeda: ambos dispostos ao “ultimate sacrifice” pra salvarem a si mesmos e o mundo.

    O filme peca em querer ser produto cultural de Hollywood, esquecendo onde, como e porque foi escrito em primeiro lugar. É um filme bom, mas não passa disso. A graphic novel, em contrapartida, é tão atual hoje quanto há 24 anos atrás.

  5. Cynthia Germanna 14 março, 2009 às 10:55 am Reply

    Estou indo hj à tarde assistir Watchman. Por isso que irei ler o post até a metade para não perder a surpresa. E quem sabe esse filme seja a inspiração para o novo post.

    Parabéns pelo blog e obrigado pela visita.

  6. […] bom ator, foi indicado ao Oscar por Pecados Íntimos, fez um excelente trabalho como o Roschach em Watchmen, esteve num papel chave no último Scorsese, Ilha do Medo… Mas não precisa de tudo isso pra […]

  7. Jonah Hex « Blog do Heu 6 janeiro, 2011 às 10:23 pm Reply

    […] filme baseado em quadrinhos da DC (Batman, Superman, Watchmen), estrelado por Josh Brolin (indicado ao Oscar no ano anterior), com o grande John Malkovich e a […]

  8. […] vista na história do cinema. O visual, que já era impressionante, foi ainda mais elaborado em Watchmen, também baseado em quadrinhos. Seu filme mais recente, Sucker Punch, também não faria feio nesta […]

  9. […] Filme novo do Zack Snyder (300, Watchmen) em cartaz nos […]

  10. Happythankyoumoreplease « Blog do Heu 2 maio, 2011 às 10:13 am Reply

    […] habitual papel de bonitona, raspou o cabelo e aparece sem glamour nenhum, diferente de filmes como Watchmen e Antes Só do Que Mal Casado. Além de Radnor e Akerman, o elenco traz Kate Mara, Zoe Kazan, Tony […]

  11. O Casamento do Meu Ex « Blog do Heu 31 julho, 2011 às 12:22 pm Reply

    […] e Josh Duhamel (Transformers, seriado Las Vegas). Além destes, o elenco conta com Malin Akerman (Watchmen), Elijah Wood (O Senhor dos Aneis), Candice Bergen (atriz veterana, mas um dos papeis principais do […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: