Quase Famosos

almostfamousbootlegcut

Quase Famosos

Outro dia falei aqui do filme Rock Star, que mostra os bastidores de uma banda de rock dos anos 80 através de um personagem mais novo, no caso, um cantor de uma banda cover. Quase Famosos é parecido: conhecemos os bastidores de uma banda de rock, só que desta vez dos anos 70; através de um outro personagem mais novo ainda, um adolescente que se passa por repórter da revista Rolling Stone.

Mas esse filme não é uma cópia, longe disso! Arrisco dizer que esse é ainda melhor que Rock Star!

O filme foi baseado na experiência do próprio diretor Cameron Crowe, que escreveu para a mesma Rolling Stone quando ainda era novo – acredito que não tão novo quanto William Miller, o garoto que mata aulas na escola pra acompanhar a Stillwater, uma banda em ascenção que está prestes a virar matéria de capa da revista.

E o jovem William Miller e sua saga nos deram um dos melhores filmes da história do rock’n’roll!

Esse filme é delicioso. Tudo funciona direitinho. O elenco é perfeito, liderado pelo quase desconhecido Patrick Fugit, e com nomes como Kate Hudson, Billy Crudup, Jason Lee, Anna Paquin, Frances McDormand e Philipp Seymour Hoffman. A trilha sonora tem muitas músicas boas de muitos artistas dos anos 70, como Led Zeppelin, The Who, Elton John, Black Sabbath, Yes, Lynyrd Skynyrd, Beach Boys, etc. E a banda Stillwater passa a impressão de que realmente estava lá!

A banda “fake” Stillwater merece um parágrafo… Eles realmente ensaiaram 4 horas por dia, 5 dias por semana, durante 6 semanas! As músicas interpretadas pela banda foram compostas pelo diretor Cameron Crowe, sua esposa Nancy Wilson (ex vocalista do Heart) e “um tal de” Peter Frampton. Frampton, inclusive, ensinou a Billy Crudup a postura de palco de um verdadeiro guitarrista (quem diria, o peladão azul de Watchmen toca guitarra!). E o nosso vocalista Jason Lee copia o estilo de Paul Rodgers, aquele mesmo que está hoje no Queen.

O resultado? Como poucas vezes na história de Hollywood, a banda parece realmente uma banda na tela… Temos até a briga de egos da dupla vocalista / guitarrista, que quer ser como Robert Plant vs Jimmy Page, ou Ian Gillan vs Ritchie Blackmore!

O filme tem várias cenas memoráveis, como a sensacional cena da pane no avião, ou toda a sequência da “fuga” de Russell Hammond e sua volta, com a galera cantando Tiny Dancer no ônibus…

Foi lançado aqui no Brasil um dvd duplo, com a versão que passou nos cinemas e outra versão, a do diretor, com duas horas e quarenta de filme. Recomendo fortemente essa versão mais longa. Acredite, não parece muito num filme desses…

Anúncios

Marcado:, , , , , , , , , ,

7 pensamentos sobre “Quase Famosos

  1. Rê Brito 26 março, 2009 às 12:25 pm Reply

    Este filme é um dos meus prediletos…

    Primeiro porque adoro Tiny Dancer.. e neste filme esta música é explorada com fervor..

    Depois porque o bordão da Penny Lane: It´s all happening é sensacional. Quantos momentos da nossa vida a gente não para e diz: It´s all happening!!!!!

  2. […] Quase Famosos / Almost Famous […]

  3. Blog do Heu » Alta Fidelidade 25 agosto, 2011 às 8:40 pm Reply

    […] você gostou de Alta Fidelidade, o Blog do Heu recomenda: 500 Dias Com Ela Quase Famosos Escola do Rock Across The […]

  4. Alta Fidelidade « Blog do Heu 2 setembro, 2011 às 4:49 pm Reply

    […] você gostou de Alta Fidelidade, o Blog do Heu recomenda: 500 Dias Com Ela Quase Famosos Escola do Rock Across The Universe Like this:LikeBe the first to like this post. Deixe um […]

  5. The Doors « Blog do Heu 9 janeiro, 2012 às 9:27 pm Reply

    […] você gostou de The Doors, o Blog do Heu recomenda: Ray A Fera do Rock Quase Famosos Share this:CompartilharFacebookTwitterGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]

  6. Blog do Heu » The Doors 10 janeiro, 2012 às 6:43 am Reply

    […] Se você gostou de The Doors, o Blog do Heu recomenda: Ray A Fera do Rock Quase Famosos […]

  7. Pink Floyd – The Wall « Blog do Heu 25 março, 2012 às 9:11 pm Reply

    […] você gostou de Pink Floyd – The Wall, o Blog do Heu recomenda: Across The Universe The Doors Quase Famosos Share this:CompartilharFacebookTwitterGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: