A Hora do Espanto

ahoradoespanto1

A Hora do Espanto

Inspirado por um post no fotolog de um amigo, resolvi rever o clássico dos anos 80 A Hora do Espanto.

Às vezes um filme não resiste a uma revisão. Muitas vezes guardamos com carinho na memória alguns filmes que não são tão bons assim, e quando revemos, rola uma grande decepção. Felizmente isso não aconteceu com este A Hora do Espanto, que vi no cinema Art Copacabana (onde hoje existe uma sapataria), na época do lançamento.

Este filme ainda é um bom programa, apesar da trilha sonora e das roupas e penteados datados. Por que? Simples: é um filme de vampiros “honesto”. Não tenta inventar nada, como filmes mais recentes (em Crepúsculo, por exemplo, vampiros não podem pegar sol porque sua pele brilha!). Todos os clichês que conhecemos sobre vampiros estão lá, e todos eles estão bem inseridos no roteiro. Assim, A Hora do Espanto virou um clássico!

Charley Brewster é um jovem que descobre que um vampiro se mudou para a casa ao lado da sua. Como ninguém acredita nele, ele resolve procurar Peter Vincent, um ator que apresenta o programa “Fright Night”, sobre filmes de terror clássicos.

O nome Peter Vincent é uma homenagem aos atores Peter Cushing e Vincent Price, ambos famosos por terem feito muitos filmes de terror. E é interpretado pelo grande Roddy McDowall, que ficou famoso como o Cornelius de Planeta dos Macacos, além de ter feito, ele mesmo, uma penca de filmes de terror.

Além dele, no elenco, temos um nome curioso: Chris Sarandon foi casado com ninguém menos que a grande atriz Susan Sarandon. Aliás, ela não deve a ele só o sobrenome: ela era uma “ilustre desconhecida” quando se casou com Chris, em 1967, quando este já era um ator conhecido. (Na época, heu ouvi um papo de que o casamento dos dois era de fachada, porque ele seria gay. Bem, hoje, pelo imdb, já vi que ele casou 3 vezes e tem 4 filhos. Acho que o boato era infundado…)

Alguns dos efeitos especiais ficaram “velhos”. Mas não perderam o charme! E é sempre interessante ver como as pessoas criavam soluções para os efeitos especiais numa época pré-cgi…

Ah, sim, e agora vou fazer um control c control v do fotolog que citei lá em cima:

“Teve uma epoca na decada de 80 que as produtoras brasileiras resolveram investir no filão de filmes que começavam com ” A Hora da…” por causa do sucesso de A Hora do Pesadelo. Tivemos A Hora do Lobisomen (ou Bala de Prata, como depois foi rebatizado no SBT, adaptaçao de Stephen King), Karate Kid – A hora da Verdade (irc… é subtitulo mas ta valendo), A Hora da Zona Morta, e tivemos A Hora do Espanto”. Assim como recentemente resolveram chamar vários filmes de “Todo Mundo Alguma Coisa”…

Bom filme, e bons sustos!

Anúncios

Marcado:, , , , ,

6 pensamentos sobre “A Hora do Espanto

  1. val 14 abril, 2009 às 9:53 am Reply

    Casados?? po, pensei q eram irmaos!!!!!

    Ah, vc sabia que o amigo de Brewster, o Evil Edie se tornou um ator famosos de filmes gay???? Pois , e´… que dureza!!! hahaa

  2. Andréa Pietroluongo 15 abril, 2009 às 12:35 pm Reply

    Olá, Heu!
    Muito legal seu blog, ainda não conhecia! Vou colocar um link lá no meu, na seção “Blogs Recomendados”. Escrever é bom demais, né não?

    Sobre o filme, esses clássicos pipoca da década de 80 são os melhores! Bons tempos em que a gente ia ao cinema simplesmente pelo prazer de curtir um filme divertido…

    Bjão!!

  3. Blog do Heu » A Hora do Espanto (2011) 2 dezembro, 2011 às 8:21 am Reply

    […] você gostou de A Hora do Espanto (2011), o Blog do Heu recomenda: A Hora do Espanto (1985) Padre (Priest) Stake Land Todo Mundo Quase […]

  4. A Hora do Espanto (2011) « Blog do Heu 11 dezembro, 2011 às 8:35 am Reply

    […] você gostou de A Hora do Espanto (2011), o Blog do Heu recomenda: A Hora do Espanto (1985) Padre (Priest) Stake Land Todo Mundo Quase Morto Like this:LikeBe the first to like this post. […]

  5. Sombras da Noite « Blog do Heu 26 junho, 2012 às 4:17 pm Reply

    […] você gostou de Sombras da Noite, o Blog do Heu recomenda: Alice no País das Maravilhas A Hora do Espanto Deixe-Me Entrar Share this:CompartilharFacebookTwitterGostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: