Top 10: Estilos dos Anos 80

curtindo a vida adoidado

Top 10: Estilos dos Anos 80

Depois do sucesso absoluto do “Top 10: Filmes de Zumbi” (150 visualizações em menos de um mês!), resolvi agora fazer um top 10 de filmes com a cara dos anos 80. Não é sobre “os melhores filmes”, e sim “os filmes com cara de anos 80”. Por exemplo, Harrison Ford emplacou 3 filmaços logo no início da década: “Caçadores da Arca Perdida”, “Blade Runner” e “O Retorno do Jedi” (“O Império Contra-Ataca” é de 1980, portanto é década de 70…). Mas nenhum dos 3 tem “cara de anos 80”.

Tentei fazer uma lista com apenas dez filmes. Mas é muuuito filme, então resolvi listar dez estilos de filmes, com alguns exemplos para cada estilo.

Relembrando: muitos filmes estão de fora desta lista porque os considero atemporais – não têm cara de anos 80. E, claro, “cara de anos 80” é algo muito subjetivo…

(Você quer palpitar? Por favor, coloque suas impressões lá embaixo!)

garota-de-rosa-shocking

– “John Hughes é o cara

Existe alguém em Hollywood com mais cara de anos 80 que o John Hughes? Vejamos: o cara escreveu e dirigiu “Curtindo a Vida Adoidado”, “Gatinhas e Gatões”, “Clube dos Cinco” e “Mulher Nota Mil”, e ainda escreveu o roteiro de “A Garota de Rosa Schocking”. Tá bom assim?

Os filmes de John Hughes moldaram toda uma geração. E se existem fãs da Molly Ringwald até hoje, isso se deve ao fato dela ter estrelado três dos filmes acima.

outsiders7a3518hd6

– “Tem alguém famoso aí?

Alguns elencos seriam difíceis de se contratar hoje em dia, devido à quantidade de estrelas. Claro que na época ainda eram jovens promessas… Prestem atenção nos nomes presentes em “Vidas Sem Rumo”:  Tom Cruise, Rob Lowe, Matt Dillon, Patrick Swayze, Ralph Macchio, C. Thomas Howell, Emilio Estevez e Diane Lane! Ou então “Picardias Estudantis”: Sean Penn, Eric Stoltz, Jennifer Jason Leigh, Phoebe Cates, Judge Reinhold e Forest Whitaker!

E não foram os únicos filmes assim. Vejam  “Clube dos Cinco”: Molly Ringwald, Judd Nelson, Antony Michael Hall, Ally Sheedy e Emilio Estevez. E “O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas”: Demi Moore, Rob Lowe, Emilio Estevez, Judd Nelson, Ally Sheedy, Andrew McCarthy, Andy McDowell e Mare Winningham. E “Jovem Demais Para Morrer”: Emilio Estevez, Kiefer Sutherland, Lou Diamond Phillips, Charlie Sheen e Dermot Mulroney.

footloose1984

– “Ela dança, eu danço

Alguns filmes intimamente ligados à música agitaram bastante a década, e fizeram todo mundo dançar com eles. Mas não sei se posso chamá-los de musicais, afinal, o elenco não sai cantando junto, como nos musicais clássicos…

Vou destacar três grandes momentos dançantes: em “Footloose”, Kevin Bacon liberta uma cidade inteira que proíbe a dança; “Flashdance” tem uma das cenas mais marcantes de toda a década – no contra-luz, a dançarina se espicha numa cadeira e um balde d’água cai nela (isso sem contar a “corridinha” de Maniac); e Patrick Swayze em “Dirty Dancing” embalou sonhos e festinhas de dez entre dez meninas na segunda metade da década.

braddock

– “Action Heroes from the 80’s

Quando se pensa em “filme de ação” + “anos 80”, os dois nomes que vêm logo à tona são Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenneger. Enquanto um fez três “Rambo” e ainda um “Cobra” de “troco”, o outro veio de “Comando para Matar”, “Jogo Bruto” e “Predador” (sim, teve “O Exterminador do Futuro”, mas esse acho que seria um daqueles “atemporais”…).

Mas tem outro nome, hoje muito na moda: Chuck Norris! Norris seguia a mesma linha de filmes com muitos tiros, muitas explosões e muita massa muscular. Mas seus filmes eram bem mais fracos! “Comando Delta”, “Invasão U.S.A.” e a série “Braddock” são alguns exemplos…

Friday13thb

– “Dia do Serial Killer

Ok, o primeiro filme de assassino serial em data comemorativa é “Halloween”, de John Carpenter, de 78, década anterior. Mas nos anos 80, virou moda.

Vejamos: a série “Halloween” fala de um assassino no dia das bruxas. “Sexta-Feira 13” traz um assassino nas sextas 13, oras! E teve “Dia dos Namorados Macabro”, “A Noite das Brincadeiras Mortais” (a data era primeiro de abril!), “Reveillon Maldito”… Rolou até um “Dia das Mães Macabro”, feito pela Troma!

ahoradoespanto1

– “A Hora do Terror

Você que tem menos de 25 anos sabe por que o filme do Freddy Kruger se chama “A Hora do Pesadelo”? Afinal, a tradução para o nome deveria ser “Pesadelo na rua Elm” (“Nightmare on Elm Street”)…

Bem, a explicação está no fenômeno “espantomania”. O filme “A Hora do Espanto” (“Fright Night”) foi um sucesso enorme e, a partir daí, resolveram renomear todo e qualquer filme de terror com “a hora” ou “espanto” no nome. Exemplos? Além do já citado “A Hora do Pesadelo”, tivemos a seguinte coleção: “A Hora do Lobisomem” (“Silver Bullet”),  “A Hora da Zona Morta” (“Dead Zone”), “Re-Animator – A Hora dos Mortos Vivos” (“Re-Animator”), “A Hora das Criaturas” (“Critters”), e por aí foi… Isso sem contar com “A Casa do Espanto” (“House”)!

Top Secret

– “Besteirol no cinema

O humor nonsense não é cria dos anos 80. Afinal, os Irmãos Marx já usavam esse estilo na década de 30.

Mas os anos 80 foram especiais para o nonsense, com o surgimento do trio ZAZ – Jerry Zucker, Jim Abrahams e David Zucker. Em 1980, eles lançaram “Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu!“, clássico obrigatório quando se fala de comédia e hilariante até hoje. Os três foram responsáveis – nem sempre juntos – por vários momentos memoráveis e de dar dor na barriga, como “Top Secret – Superconfidencial”, “Corra que a Polícia vem aí” e “Top Gang” (esse, já nos anos 90).

Mais: Mel Brooks já estava na ativa desde o fim dos anos 60, mas, nos anos 80, ele nos deu dois clássicos: “A História do Mundo – Parte 1”, em 81; e “S.O.S. – Tem um Louco Solto no Espaço” (“Spaceballs”), em 87.

porkys

– “Hormônios à flor da pele

A década de 80 também teve seu “momento American Pie”. Vejamos: uma comédia com forte apelo sexual, onde jovens estão tentando perder a virgindade. E teve continuações! Sim, estou falando da série “Porky’s”!

Não sei se alguém do elenco de “American Pie” vai virar ator respeitado um dia. Mas posso citar exemplos de nomes hoje poderosos, que fizeram comédias no estilo!

Voce conhece um filme obscuro, chamado “Losin’ It”? Aqui no Brasil ganhou o nome “Porky 3”, apesar de não fazer parte da série (típica picaretagem para vender o filme). E é estrelado por um ainda desconhecido Tom Cruise… E seu xará Tom Hanks também fez o seu: “A Última Festa de Solteiro”!

tron1

– “Filhotes de Guerra nas Estrelas

Em 1977, dois filmes revolucionaram o visual dos filmes de ficção científica: “Guerra nas Estrelas” e “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”. Antes deles, o visual era sempre tosco – arrisco a dizer que só um filme me convence antes disso, que é “2001, Uma Odisséia no Espaço”. Mas a partir daí, os efeitos ficaram melhores, e tivemos uma boa safra de FC nos cinemas.

Sou suspeito para falar, porque sou fã de FC, então fica difícil fazer uma lista de filmes legais dessa época. Vou citar alguns que gosto: “Tron” – um filme ousado, em 82 o filme se passa boa parte dentro do computador; “O Último Guerreiro das Estrelas” – um garoto fã de videogames é levado para pilotar um caça de verdade numa batalha espacial; “Jogos de Guerra” – um garoto nerd quase começa a terceira guerra mundial ao brincar de videogame…

um tira da pesada

– “Risos e tiros

A década de 80 também foi a década de Eddie Murphy, com seu Axel Foley em “Um Tira da Pesada”, bom filme de ação e ao mesmo tempo com altas doses de humor. E não nos esqueçamos de Martin Riggs, personagem de Mel Gibson em “Máquina Mortífera”.

E, seguindo outra linha, não podemos deixar de lado a escrachada série “Loucademia de Polícia”!

E finalmente chego ao fim de mais um top 10. Mas sinto que ainda voltarei a esse tema. Afinal, falei de anos 80 e deixei de lado um monte de filmes legais como “Os Goonies “, “De Volta Para o Futuro”, “Os Caça-Fantasmas”, “Garotos Perdidos”…

Anúncios

Marcado:

4 pensamentos sobre “Top 10: Estilos dos Anos 80

  1. Tibério 27 maio, 2009 às 1:14 pm Reply

    Ótimo post.
    Esses textos de “antigamente” geram um agradável flashback na mente.
    Abraço.

  2. Rê Brito 28 maio, 2009 às 6:35 pm Reply

    Molly Ringwald rules!
    Aliás que fim ela levou?
    descobre aê!

    bjs

  3. Marcos H. ary 26 setembro, 2012 às 4:13 am Reply

    Ótimo! Adoro coisas relacionadas aos anos 80. Vivi minha adolescência nela. Uma década que me marcou muito! Está muito bem distribuída sua lista, já que é filme demais nesta década. Mas um que acho que faltou citar, principalmente na seção “Hormônios à Flor das Pele” é o “O último Americano Virgem”. Tb marcou muito. Vlw. Abraço

  4. Allan da Silva 13 março, 2017 às 7:25 pm Reply

    Faltou falar de “História sem Fim” pra mim esse filme tem a cara dos anos 80.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: