Top 10: Filmes sem sentido mas mesmo assim legais

freaks%20cast%20browning

Top 10: Filmes sem sentido mas mesmo assim legais

E vamos a mais um Top 10!

Depois dos sucesso absoluto dos dois Top 10 anteriores (“filmes de zumbi” e “estilos dos anos 80“), desta vez resolvi pegar filmes estranhos, esquisitos, bizarros, sem sentido – mas que mesmo assim são legais e a gente vê com algum prazer.

Como sempre, a lista está em ordem cronológica!

p.s.: a foto acima é do clássico “Freaks” de Todd Browning. A foto é estranha, mas o filme não, por isso não o coloquei aqui!

Pinkflamingos

Pink Flamingos, de John Waters (1972)

Não vi todos os filmes bizarros da história. Mas acho que posso dizer que “Pink Flamingos” é o mais bizarro de todos eles! Divine se orgulha de ter o tíltulo de “the filthiest person alive”, título almejado por um casal que sequestra e engravida jovens para vender seus filhos recém-nascidos para casais de lésbicas. A mãe de Divine vive  só com roupas de baixo, dentro de um cercadinho de crianças e só come ovos. O filho faz sexo com uma mulher e uma galinha viva entre os dois, enquanto a irmã se excita assistindo. No meio do filme tem a festa de aniversário de Divine, onde rola, dentre outras coisas, uma cabeça de porco, canibalismo e… hum… como posso dizer… bem, no imdb ele é chamado de “Singing Asshole”… E a cena mais famosa do filme é onde vemos Divine comendo as fezes de um cachorrinho. Sem cortes. E ainda rola uma cena explícita de sexo oral incestuoso!

possessão

– Possessão, de Andrzej Zulawski (1981)

Uma das mais belas coisas que o cinema francês produziu foi a nudez da Isabelle Adjani. Lindíssima e excelente atriz, ela ainda tirava a roupa em um monte de filmes! Bem, neste aqui, Isabelle cria um monstro no banheiro do apartamento. E não só tira a roupa como também transa com o monstro – aliás, um monstro até bem feito, criado por Carlo Rambaldi, o mesmo que criou o Alien dois anos antes e o E.T. no ano seguinte.

crimes_of_passion

– Crimes de Paixão, de Ken Russell (1984)

Ken Russell fez muita coisa bizarra e sem sentido. Alguns heu sempre quis ver, mas nunca consegui, como “Lizstomania” e “Gothic” – um dia hei de vê-los, mesmo sabendo que não vou entender nada! Mas, tenho que ser coerente, e não vou citar aqui no meu top 10 um filme que não vi. Então minha escolha é “Crimes de Paixão”: Kathleen Turner de prostituta e Anthony Perkins de pastor maluco que usa um vibrador como arma! E ainda tem trilha sonora pelo Rick Wakeman!

por incrivel que pareça

Por Incrível que Pareça, de Uberto Molo (1986)

Claro, precisamos de um exemplar nacional na nossa listinha. Aí me lembrei desse filme, que passou nos cinemas no meio dos anos 80 e acho que foi esquecido depois disso… Depois de um acidente numa usina nuclear, Tim Rescala literalmente perde a cabeça. E sua cabeça – sem o corpo – continua circulando pelo filme…

ladraodesonhos

Ladrão de Sonhos, de Jean-Pierre Jeunet e Marc Caro (1995)

“Delicatessen” é um filme francês esquisitíssimo, dirigido pela mesma dupla. Mas achei ainda mais bizarro este “Ladrão de Sonhos”, filme seguinte dos dois. Dentre os personagens, temos duas velhas siamesas, cíclopes, um cérebro que fica dentro de um aquário e um cara com vários clones, tudo isso para contar uma história de crianças que são raptadas por um cientista louco que não consegue sonhar.

perdita durango

Perdita Durango, de Alex de la Iglesia (1997)

Este estranho filme do espanhol Alex de La Iglesia (“O Dia da Besta”, “Crime “Ferpeito”) conta a história de amor entre Perdita Durango (Rosie Perez) e Romeo Dolorosa (Javier Barden), que envolve satanismo, sequestro, estupro e sacrifício humano. Quer mais? Ainda tem um caminhão contrabandeando fetos humanos para a indústria de cosméticos!

existenz

eXistenZ, de David Cronenberg (1999)

Jennifer Jason Leigh projeta videogames de realidade virtual. Mas são jogos orgânicos, as pessoas se plugam através de uma “tomada” na própria coluna vertebral! E assim, não existem fronteiras entre o real e o virtual. Pena que a imagem está pequena, não dá pra ver direito o revólver orgânico que está no cartaz…

queroserjohnmalkovich4

Quero ser John Malkovich, de Spike Jonze (1999)

Pra começar, um cara consegue um emprego no andar sete e meio – o elevador tem que parar entre dois andares! E lá ele acaba descobrindo um portal que o leva direto para dentro da mente de John Malkovich, ele mesmo, o ator! E, depois de quinze minutos vendo tudo através dos olhos de Malkovich, é lançado à margem de uma estrada. Bizarra a ideia, não?

CIDADE_DOS_SONHOS

Cidade dos Sonhos, de David Lynch (2001)

Lembro de ter visto esse filme no cinema, na época do lançamento. A sensação que tive foi a seguinte: “pegue duas histórias, junte as duas, depois tire alguns pedaços importantes de cada uma, e por fim, insira algumas cenas sem o menor sentido”. É um bom filme, se você “desencanar” com os significados. Se alguém lhe disser que entendeu o filme, duvide!

Tideland_Poster_70x100.indd

Contratempo, de Terry Gilliam (2005)

Pra falar de filmes esquisitos, temos que nos lembrar do ex-Monty Python Terry Gilliam. Ele sempre fez filmes, digamos, “diferentes”, vide títulos como “Brazil – O Filme” ou “Medo e Delírio”. Mas acho que nenhum barra este esquisitíssimo “Contratempo“. Conhecemos o mundo mágico de Jeliza Rose, uma menina de uns dez anos de idade, filha de pais viciados, que conversa com animais e tem como amigas e companheiras quatro cabeças de bonecas. Ah, claro, Jeff Bridges faz o pai dela, e morre logo no início do filme. E continua participando da história, mesmo morto!

Anúncios

Marcado:

11 pensamentos sobre “Top 10: Filmes sem sentido mas mesmo assim legais

  1. TOM 8 julho, 2009 às 8:12 pm Reply

    VI TODOS ESTES FILMES, HEU, E AINDA VI OS DO RUSSELL Q VC NAO VIU, PQ SOU FA DO CAMARADA (LIZSTOMANIA PASSAVA DE MADRUGADA QNDO O WARNER CHANNEL CHEGOU AQUI E GOTHIC SAIU EM VHS, ME INSCREVI NUMA LOCA EM IPANEMA SO PARA ALUGA-LO). TENTA ACHAR NUM SITE CHAMADO TRACKER 3, LA EU SEI QUE TEM O GOTHIC, MAS O DO LISZT TA FORA DE CIRCULAÇÃO. []S TOM

  2. John Cine 24 julho, 2009 às 2:08 am Reply

    Freaks fala sobre aberrações no qual tudo que você está vendo é real as pessoas do filme realmente eram assim.Sem maquiagem sem truque tudo de real.Um filme que é chocante e ao mesmo tempo você passa a entender o lado de uma pessoa que a sociedade não considera normal.

    Quero ser John Malkovich é um cult o filme mostra um manipulador de bonecos que cobra pra pessoa controlar a mente do ator John Malkovich.O próprio ator adorou a brincadeira.

  3. Cristina 1 setembro, 2009 às 6:19 pm Reply

    Sobre Cidade dos Sonhos.
    Não posso dizer que “entendi o filme”, mas sim que fiz uma interpretação, que é mais ou menos assim: Uma garota sonhadora vai para L.A. tentar a carreira artística e se choca com uma dura e hostil realidade: não vai bem nos testes, a amiga se dá bem, os diretores não simpatizam com ela, etc. Ou seja, a segunda história é, cronologicamente, a primeira. Então imagina (ou sonha) a segunda história – entra no mundo da fantasia (tem uma chave de um quadrado pelo qual ela entra, lembram?). No seu mundo imaginário, a amiga chega amnésica, e, portanto, sob o controle dela. Tudo dá certo, faz testes excelentes e todos ficam encantados. No fim, os dois mundos se misturam — é quando ela encontra a si mesma morta (cena que fica para sempre na nossa incontrolável memória). Mas a cena mais esquisita é a que as duas saem no meio da noite para assistir um estranho espetáculo, onde a cantora cai desmaiada e a música continua, como se fosse uma gravação. Achei que era uma referência a tudo ser falso no mundo do cinema. Será?

  4. Cristina 1 setembro, 2009 às 6:22 pm Reply

    Ou o negócio da chave é quando os dois mundos se misturam. É o filme mais angustiante que eu já vi em toda minha vida.

  5. Marcelo 22 dezembro, 2009 às 11:59 pm Reply

    Na verdade Cidade dos Sonhos tem sentido. No primeiro minuto do filme uma camera vai em direção ao travesseiro. Faltando uns 20 min pra acabar o filme tem uma cena em que a personagem da Naomi Watts acorda.

    Tudo que ocorre entre o travesseiro e ela acordando (umas 2 horas de filme) é só um sonho. Apenas os 20 min finais é realidade.

  6. Murilo 29 janeiro, 2010 às 11:21 am Reply

    Exatamente, o Mullohand Drive… tem sentido sim. E é espetacular a visão de um sonho, pois é como sonhamos mesmo… sonhos são loucos, são fragmentos….

    Incluo na lista:

    Begotten;
    Depois de Horas (espetacular filme de Scorsese);
    Love Huckabees (achei o filme horroroso);

    Poderia criar um tópico… top 10 cenas mais sem sentido: tenho a minha preferida… do filme Trainspotting, acho incrível quando McGregor entra dentro do vaso sanitário…..

  7. Fred Albano 10 dezembro, 2010 às 9:17 pm Reply

    Estes filmes são super otimos

  8. DanielFGS 27 março, 2011 às 6:53 pm Reply

    Eu quero muito ver o filme FREAKS,é muito interessante pensar que na quela e´poca alguem tivesse coragem pra fazer um filme assim.É uma espécie de documentario,muito legal.
    Mas um filme que eu to louco pra assistir é o HOMEM ELEFANTE,um filme biografico sobre o Joseph Carey Merrick que sofria de uma doença congenita que provocou terríveis deformidades em 90% do seu corpo.Com Anthony Hopkins,vejam o Trailer é bem emocionate.

  9. Douglas 30 maio, 2012 às 9:24 pm Reply

    Eu estou tentando descobrir o nome de um filme, vou dizer o que lembro dele pra ver se alguém sabe qual é:
    o cara compra um ouriço de estimação, leva ele pra andar na montanha russa, em uma cena ele acha que a bunda da mulher não está de acordo então resolve passar uma politriz nela pra deixar mais lisinha, e se não me engano ele vai a uma festa em uma casa, sem ser convidado e lá ele apronta muuuito! o filme é velho e totalmente non-sense

  10. Rommel 3 junho, 2015 às 11:26 pm Reply

    Tem um filme que o cara conversa com um poste que da dicas sobre sua vida melhorar.. Não lembro o nome do filme

  11. ghghftr 13 setembro, 2016 às 8:45 pm Reply

    Esqueceu do Aos Treze

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: