O Enigma da Pirâmide

Enigma+da+Pir%C3%A2mide

O Enigma da Pirâmide

O sobrenome da minha filha por parte de mãe é Holmes – a mãe dela é inglesa. Claro que heu sempre tive vontade de mostrar logo pra ela quem foi Sherlock Holmes! Aí aproveitei pra rever com ela este interessante filme “menor” dos anos 80.

O Enigma da Pirâmide, que numa tradução literal seria O Jovem Sherlock Holmes, conta a história da juventude do famoso detetive da literatura inglesa. Mas é uma obra “original” – não é escrita por Arthur Conan Doyle. Mesmo assim, o roteirista Chris Columbus (que antes tinha escrito Gremlins e Goonies depois dirigiria os primeiros Esqueceram de Mim e os primeiros Harry Potter) soube respeitar toda a mitologia “holmesiana”.

Holmes (Nicholas Rowe), ainda adolescente, conhece aquele que virá a ser o seu grande companheiro, Watson (Alan Cox), e juntos eles resolvem um caso misterioso que envolve assassinatos, drogas alucinógenas e um culto egípcio proibido.

Por que falei que era um filme “menor”? Porque apesar de ser um filme muito legal, não foi tão badalado, apesar de ter o nome de Steven Spielberg na produção executiva. Talvez isso tenha acontecido por causa dos nomes envolvidos: o diretor Barry Levinson fez alguns filmes interessantes, mas nunca se firmou no primeiro escalão de Hollywood, assim como os atores principais tampouco fizeram algo digno de nota depois deste filme – ainda no elenco, temos Anthony Higgins e Sophie Ward.

Mesmo assim, o filme é bom. A história é consistente, as atuações funcionam bem, e os efeitos especiais são muito interessantes. Tão interessantes que merecem um parágrafo novo de destaque.

Uma curiosidade técnica sobre este filme: trata-se de um marco na evolução dos efeitos especiais, apesar de serem efeitos discretos. Na cena do vitral, foi a primeira vez na história do cinema que apareceu um personagem criado por computador – os hoje famosos “cgi”. A animação mostra uma figura 2D num cenário 3D, e ainda interagindo com um ator humano! Esta cena custou quatro meses de trabalho para a Industrial Light & Magic.

Mais uma coisa: veja o filme até o fim dos créditos. Há uma cena extra, exclusiva para os fãs de Sherlock Holmes.

Anúncios

2 pensamentos sobre “O Enigma da Pirâmide

  1. Juan 31 agosto, 2009 às 8:34 pm Reply

    la Sherlock Holmes e uno filme muy bueno !!!
    No hables palabras para uno filme muy mas muy bueno !!!

  2. Maria Eduarda Amigo Melo 16 abril, 2012 às 11:09 am Reply

    Ficou muito bom, gostaria que fizessem uma PARÁFRASE sobre o assunto O Enigma da Pirâmide.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: