Aconteceu em Woodstock

taking-woodstock-poster1

Aconteceu em Woodstock

Este agradável filme que mostra os bastidores de Woodstock – talvez o maior festival de música da história – foi o filme escolhido para a abertura do Festival do Rio deste ano.

Em 1969, Elliot Tiber, um jovem artista de Nova York, vai ajudar seus pais, que têm um pequeno hotel de beira de estrada cheio de dívidas. Meio que por acidente, ele acaba participando da organização do Festival de Woodstock, um dos maiores eventos  – talvez o maior – da história da contra-cultura.

Baseado no livro do próprio Tiber, Aconteceu em Woodstock é dirigido por Ang Lee, o mesmo do primeiro Hulk e que ganhou um Oscar por O Segredo de Brokeback Mountain. Lee faz uma impressionante reconstrução da época. Seu filme não usou nenhum material de arquivo, e apesar disso, nós nos sentimos “lá dentro” do burburinho!

Aliás, é bom avisar: não vemos NADA do que rolou no palco de Woodstock, nem atores representando os músicos que lá tocaram. Para quem quer ver a parte musical do festival, sugiro procurar algum documentário, parece que acabou de sair uma super-edição do documentário oficial, em dvd e em blu-ray, para comemorar os 40 anos da data. Este filme se concentra na história por trás do festival.

No elenco, temos o quase desconhecido Demetri Martin no papel principal, fazendo o básico. Os coadjuvantes é que dão show! Imelda Staunton, que foi indicada ao Oscar em 2005, está ótima como a mãe judia rabugenta, e ainda temos Liev Schreiber (o Dente de Sabre no novo Wolverine) como uma grande e musculosa drag queen e Emile Hirsch (Na Natureza Selvagem) como um jovem veterano do Vietnam.

O roteiro não está 100%, não sei a culpa é do livro ou da adaptação. Por exemplo, o momento que o festival passou a ser gratuito foi mal explorado, tudo aconteceu muito de repente, sem repercussões. Por outro lado, como disse lá em cima, toda a reconstrução do clima flower power é perfeita, e temos centenas de extras hippies em cenas que devem ter dado muito trabalho para fazer!

Anúncios

Marcado:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: