A Ilha dos Mortos – Survival of the Dead

A Ilha dos Mortos – Survival of the Dead

E vamos ao sexto filme de zumbis feito por George A. Romero…

A trama é mais do mesmo. Sobreviventes lutam para se manter vivos enquanto zumbis estão espalhados por aí. A diferença aqui é que alguns dos vivos querem “guardar os zumbis” e esperar por uma “cura”.

Temos vários problemas aqui. O primeiro é que parece que Romero se esqueceu que o objetivo de um filme de terror é assustar. Survival of the Dead não assusta nem um pouco… Nem os personagens parecem preocupados com os zumbis em volta! Em momento nenhum o filme dá medo.

Tem outro problema, ainda mais grave: o fim do filme é ridículo. Aquele tiroteiozinho vagabundo foi terrível!

E, ainda na sessão “problemas graves”, temos talvez o maior de todos, uma grande incoerência: sr. Romero, o sr. nos ensinou que zumbis não pensam e não têm total domínio de suas funções motoras. Como assim um zumbi que dirige um carro? Como assim um zumbi que anda a cavalo???

A comparação com os clássicos é inevitável. Afinal, Romero não apenas fez o primeiro filme de zumbis da história, como fez três filmes essenciais para o estilo, a trilogia Noite / Madrugada / Dia dos Mortos, um em cada década (1968, 78 e 85, respectivamente). Nos anos 90, nada de zumbis. Mas agora, nos anos 00, já foram três…

A qualidade dos mais recentes é bem inferior à dos 3 primeiros. Terra dos Mortos (2005) não é ruim, mas é bem mais fraco. Depois veio o subestimado Diário dos Mortos (2007) – pode não ser uma obra prima, mas adorei o uso da câmera subjetiva.

Mas, com relação a Survival of the Dead (2009), não tem nem como defender. O filme é ruim mesmo!

Aparentemente, Romero perdeu a mão. Survival of the Dead é sério como são os seus outros filmes, que nunca caem no trash como a maioria dos filmes de zumbi por aí. Mas aí rolam algumas mortes de zumbi “engraçadinhas”, como a do extintor ou a do sinalizador. Ok, as cenas são engraçadas, mas não têm nada a ver com o “Romero Clássico”. Por um momento achei que estava vendo um filme do Sam Raimi!

Resumindo: sr. Romero, é hora de parar, enquanto ainda nos lembramos de seus bons filmes!

P.s.: Não consegui legendas para Birdemic nem para Buratino. Por isso, temporariamente encerro o SP Terror. Vê-los-ei assim que conseguir as legendas!

Anúncios

Marcado:,

Um pensamento sobre “A Ilha dos Mortos – Survival of the Dead

  1. Top 10: Melhores Trilogias « Blog do Heu 23 dezembro, 2010 às 6:37 pm Reply

    […] filmes na primeira década do novo milênio (Terra dos Mortos (2005), Diário dos Mortos (2007) e Survival of the Dead (2009)), mas, quando se fala de de “trilogia dos mortos”, todo mundo só lembra dos […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: