Top 10: Melhores Filmes Baseados em H.P. Lovecraft

Top 10: Melhores Filmes Baseados em H.P. Lovecraft

Recentemente tivemos a notícia que Guillermo Del Toro se afastara do projeto do filme O Hobbit, baseado em Tolkien. Por um lado, a notícia é triste, porque Del Toro é um cara talentoso, e este projeto precisa de gente talentosa por perto. Mas, por outro lado, a notícia é boa, já que Del Toro declarou que retomaria o então abandonado projeto Nas Montanhas da Loucura, baseado em H.P. Lovecraft.

Lovecraft é um dos maiores autores da literatura de horror. E apesar disso, ele é muito mal representado no cinema. Olha, se bobear, não tem quantidade suficiente de filmes pra se fazer um Top 20. Mas como este é um Top 10…

Para me ajudar neste Top 10, pedi a ajuda de um grande amigo especialista em Lovecraft, Oswaldo Lopes Jr. Aqui tem algo que ele escreveu sobre o assunto.

Lembrando, sempre, dos outros Top 10 já feitos aqui no do blog: filmes de zumbi, filmes com nomes esquisitos, filmes sem sentido, personagens nerds, estilos dos anos 80,melhores vômitos, melhores cenas depois dos créditos, melhores finais surpreendentes, melhores cenas de massacre, filmes dos ano 80 e 90 nunca lançados em dvd no Brasil, estilos de filmes ruins, casais que não convencem, musicais para quem não curte musicais, melhores frases de filmes, melhores momentos de Lost, maiores mistérios de Lost, piores sequencias, melhores filmes de rock, melhores filmes de sonhos, melhores filmes com baratas, filmes com elencos legais e melhores ruivas. Visitem!

Vamos aos filmes?

Em ordem cronológica…

1. O Castelo Assombrado (The Haunted Palace, 1963), de Roger Corman, com Vincent Price, Debra Paget, Lon Chaney Jr., Elisha Cook Jr. Baseado na novela O Caso de Charles Dexter Ward (The Case of Charles Dexter Ward).

Roger Corman estava fazendo uma série de filmes baseados em Edgar Allan Poe, quando decidiu filmar uma história de Lovecraft. Por isso, este filme também é conhecido erroneamente como “Edgar Allan Poe’s The Haunted Palace”…

2. Morte Para um Monstro (Die, Monster, Die!, 1965), de Daniel Haller, com Boris Karloff, Nick Adams, Freda Jackson, Patrick Magee, Paul Farrell. Baseado no conto A Cor Que Caiu do Espaço (The Colour Out of Space).

Filme B da década de 60 onde Boris Karloff interpreta um cientista louco que acha um meteorito capaz de transformar as plantas em gigantes e as pessoas em mutantes.

3. Curse of the Crimson Altar (1968), de Vernon Sewell, com Boris Karloff, Christopher Lee, Barbara Steele, Michael Gough. Baseado no conto Sonhos na Casa das Bruxas (The Dreams in the Witch House).

Boris Karloff,Christopher Lee e Barbara Steele em mais um filme B dos anos 60, numa trama que envolve sonhos, uma mansão gótica, bruxaria e pessoas estranhas.

4. O Altar do Diabo (The Dunwich Horror, 1970), de Daniel Haller, com Dean Stockwell, Sandra Dee, Ed Begley, Sam Jaffe, Talia Shire. Baseado no conto Sonhos na Casa das Bruxas (The Dreams in the Witch House).

Um homem aparece na Arkham Miskatonic University para tentar pegar o Necronomicon, um livro com antigos rituais para trazer deuses alienígenas para o nosso planeta.

5. Re-Animator (Re-Animator, 1985), de Stuart Gordon, com Jeffrey Combs, Bruce Abbott, Barbara Crampton. Baseado no conto Herbert West, Re-Animator (Herbert West, Re-Animator).

Stuart Gordon dirigiu Jeffrey Combs e Barbara Crampton na mais famosa adaptação de Lovecraft no cinema. Um cientista faz experiências trazendo cadáveres de volta a vida. O visual hoje em dia está mais pro trash, infelizmente…

6. Do Além (From Beyond, 1986), de Stuart Gordon, com Jeffrey Combs, Barbara Crampton, Ted Sorel. Baseado no conto Do Além (From Beyond).

No ano seguinte, Gordon, Combs e Crampton retornaram com outra adaptação lovecraftiana, desta vez com uma máquina que abria uma porta para um hostil universo paralelo.

7. Renascido das Trevas (The Resurrected, 1992), de Dan O’Bannon, com Chris Sarandon, John Terry, Jane Sibbet, Robert Romanus. Baseado na novela O Caso de Charles Dexter Ward (The Case of Charles Dexter Ward).

Um dos dois únicos filmes dirigidos pelo genial Dan O’Bannon (diretor de A Volta dos Mortos Vivos e roteirista de Alien e Força Sinistra). Filme mal lançado, não existe em dvd nem lá nos EUA! Mas já está aqui no blog!

8. Dagon (Dagon, 2001), de Stuart Gordon, com Ezra Godden, Francisco Rabal, Raquel Meroño. Baseado nos contos Dagon (Dagon) e A Sombra Sobre Innsmouth (The Shadow Over Innsmouth).

Mais Stuart Gordon, agora com efeitos especiais melhores do que os da década de 80. Bom filme, pena que é desconhecido por aqui. Em breve falo dele aqui no blog!


9. Sonhos na Casa das Bruxas (Masters of Horror – Dreams in the Witch House, 2005), de Stuart Gordon, com Ezra Godden, Jay Brazeau, Campbell Lane, Chelah Horsdal. Baseado no conto Sonhos na Casa das Bruxas (The Dreams in the Witch House).

Gordon ainda voltaria ao universo lovecraftiano neste telefilme. Pena que não é tão legal quanto seus filmes dos anos 80.

10. O Chamado de Cthulhu (The Call of Cthulhu, 2005), de Andrew Leman, com Ramón Allen Jr., Leslie Baldwin, Daryl Ball, David Mersault, Noah Wagner. Baseado no conto O Chamado de Cthulhu (The Call of Cthulhu).

Média metragem, preto e branco e mudo. Apesar de feito em 2005, foi feito pra parecer antigo, da época do cinema mudo. É considerado pelos fãs a melhor adaptação de Lovecraft já feita!

AND COMING SOON…

Um Sussurro nas Trevas (The Whisperer in Darkness, 2010), de Sean Branney, baseado no conto Um Sussurro nas Trevas (The Whisperer in Darkness).

Nas Montanhas da Loucura (At the Mountains of Madness, 2013), de Guillermo Del Toro, produção de James Cameron, baseado na novela Nas Montanhas da Loucura (At the Mountains of Madness).

p.s.: Tanto o The Call of Cthulhu mudo e p&b de 2005 quanto Um Sussurro nas Trevas foram feitos pelo pessoal da HPLHS – Howard Phillips Lovecraft Hstorical Society, o mais importante fã-clube de Lovecraft nos EUA, que organiza festivais de adaptações das obras do mestre e produz esses filmes.

Marcado:,

8 pensamentos sobre “Top 10: Melhores Filmes Baseados em H.P. Lovecraft

  1. Stuck – Em Rota de Colisão « Blog do Heu 28 novembro, 2010 às 11:22 am Reply

    […] filme foi dirigido por Stuart Gordon, especialista em terror (e talvez o cara que mais tenha feito filmes baseados em HP Lovecraft na história do cinema). Mas Stuck – Em Rota de Colisão não é terror, está entre o […]

  2. […] uma relação muito boa com o cinema – são poucos os filmes baseados em sua obra (já fiz um top 10 sobre […]

  3. bianca rubens 17 agosto, 2012 às 3:56 pm Reply

    to lendo as historias de horror – o mito de cthulhu… e to curiosa pra ver os filmes baseada nos livros

  4. Melissa 12 outubro, 2012 às 2:25 pm Reply

    Parabens pela lista,sou mt fã do Lovecraft!

  5. Evandro 13 novembro, 2012 às 10:27 am Reply

    re animator é muito trash, não achei uma boa adaptação. Poderiam fazer ao menos um filme mais fiel de alguma obra.

  6. Sergio Rieth 24 fevereiro, 2013 às 1:22 pm Reply

    FALTOU “O INOMINÁVEL´´. SOU FÃ DEMAIS DE H.P, LOVECRAFT E STEPHEN KING. IMBATÍVEIS. TEM OUTROS BONS ESCRITORES, MAS ESTES DOIS COSEGUIRAM MEXER COM OS NERVOS DE GERAÇÕES.

  7. Marcelo Pirani 8 outubro, 2014 às 7:00 pm Reply

    Só uma correçãozinha: o item 4, Altar do Diabo, é baseado no conto The Dunwich horror (como diz o título original e a foto), e não no Sonhos na Casa da Bruxa. Imagino que tenha sido um erro de digitação, mas antes tarde do que nunca pra corrigir.🙂

    No mais, bela lista. Adorei ver os filmes da HPLHS mencionados aqui!

  8. Beijo Gostoso 5 novembro, 2014 às 12:47 pm Reply

    q Bosta! Cheio de erros de referência. Vai ler, imbecil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: