Cortina de Fumaça

Cortina de Fumaça

A proposta era colocar em discussão a política de drogas vigente no mundo, dando atenção às suas conseqüências político-sociais em países como o Brasil (em particular no Rio de Janeiro). Mas me pareceu mais um filme pró maconha!

Escrito e dirigido por Rodrigo Mac Niven, Cortina de Fumaça começa levantando o debate sobre as drogas, debate este que acho muito importante para a sociedade, seja lá qual for a sua opinião (acredito que temas polêmicos têm que ser discutidos, independente de opiniões, porque quanto mais discutimos, mais nos esclarecemos). Mas, ao trazer somente pessoas a favor da legalização da maconha, acho que o filme perdeu o rumo do “debate” e ficou só na “opinião”.

Ainda tem alguns detalhes na parte técnica que me incomodaram. A edição das entrevistas é meio cortada, e entre as entrevistas ficamos ouvindo “frases de efeito” soltas – parece que realmente querem nos convencer! Além disso, junto com as frases, rola um eco chatinho…

Por outro lado, de positivo temos várias pessoas sérias e embasadas sendo entrevistadas: temos depoimentos de advogados, médicos, professores, pesquisadores, policiais – rola até um ex-presidente, o Fernando Henrique Cardoso. Não vemos palpites de usuários famosos, o que enfraqueceria o lado didático.

Se você é a favor do “Legalize Já”, é um programa obrigatório. Fora isso, só pra quem quer se aprofundar no assunto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: