Nossa vida exposta

Nossa vida exposta

Documentário sobre Josh Harris, que apesar de ser um nome pouco conhecido, é um pioneiro da internet. Ainda nos anos 90, ele falava de redes sociais (como orkut, facebook e myspace são hoje em dia), onde todos iriam querer desnvolver o conceito de Andy Warhol, de “15 minutos de fama” para “15 minutos de fama por dia”.

Já falei antes aqui no blog. Não gosto muito de documentários. O problema é que se o assunto é legal, o filme fica legal; mas se o assunto ficar chato, o mesmo acontece com o filme.

Neste documentário, dirigido por Ondi Timoner, acontece isso. Alguns momentos são bem legais, outros são bem monótonos, tudo de acordo com o momento que Harris está passando.

Nossa vida exposta (We Live In Public, no original) mostra alguns momentos geniais da vida de Harris. Ainda  nos anos 90, ele criou o pseudo.com, um site que era uma rede de tv a cabo online, onde programas eram misturados com chat rooms. Depois, perto da virada de 1999 para 2000, criou o Quiet, uma sociedade com suas regras próprias, usando um vasto espaço subterrâneo em Nova York e convidando dezenas de pessoas para submeter seu cotidiano a câmeras por trinta dias. Depois fez o mesmo em sua vida particular, instalando câmeras em sua casa. Ideias novas e interessantes, ok. Mas seus desdobramentos, nem sempre.

Tem outro problema: Harris não é um cara carismático. Suas criações são interessantes, mas ele não é. Fica difícil torcer pro “mocinho”. Assim, o filme perde força quando foca mais no “criador” que na “criatura”.

E assim, entre altos e baixos, Nossa vida exposta segue até um fim estranho – me parece irreal a atual situação de Harris…

Independente dos altos e baixos do filme e da personalidade do seu protagonista, Nossa vida exposta vai agradar àqueles que se interessam pela evolução da internet. Ah, e o filme ganhou o Grande Prêmio do Júri de Melhor Documentário no Festival de Sundance 2010.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: