Top 10: Melhores Trilogias

Top 10: Melhores Trilogias

Fazer uma lista das dez melhores trilogias do cinema não é tarefa muito fácil, tem suas armadilhas…

Em primeiro lugar, a gente só precisa pensar numa lista de cinco. Porque as outras cinco são meio óbvias, não? Qualquer lista de melhores trilogias tem que trazer O Poderoso Chefão, De Volta Para o Futuro, Guerra nas Estrelas, Indiana Jones e O Senhor dos Anéis. Alguém discorda de alguma destas escolhas?

E aí aparecem os problemas. Primeiro, vou citar o exemplo Matrix. O prmeiro filme é excelente, um marco na ficção científica. Aí resolveram fazer um segundo, fraco. E um terceiro, ruim, muito ruim. Como filme, Matrix entra em lista de melhores; como trilogia, a lista é de piores. Situação parecida (mas com quedas de qualidade menos bruscas) aconteceu com X-Men e Homem Aranha – ambos tiveram dois bons filmes e um terceiro bem mais fraco.

Também tem os casos que não param no terceiro filme. Resident Evil eram só 3, entraria fácil na lista. Mas aí veio um quarto, que ainda tem gancho pro quinto. O mesmo com A Hora do Pesadelo (foram sete ou oito?), Sexta Feira 13 (acho que foi até o treze!), Jogos Mortais (sete, por enquanto) e muitos outros exemplos.

(Nesse critério, infelizmente Alien fica de fora. Foram quatro filmes. Só se a gente ignorar o fraco Alien 3 e ficar só com o Alien 4, que é bizarro, mas melhor que o 3!)

Se tivesse espaço pra mais cinco (as cinco “obrigatórias” mais outras dez), heu incluiria Mad Max, Jurassic Park, Austin Powers, Exterminador do Futuro e Corra Que a Polícia Vem Aí. Mas este é um Top 10, e não Top 15. Então, aí vão as minhas dez trilogias!

Lembrando, sempre, dos 26 Top 10 já feitos aqui no blog: filmes de zumbi, filmes com nomes esquisitos, filmes sem sentido, personagens nerds, estilos dos anos 80, melhores vômitos, melhores cenas depois dos créditos, melhores finais surpreendentes, melhores cenas de massacre, filmes dos ano 80 e 90 nunca lançados em dvd no Brasil, estilos de filmes ruins, casais que não convencem, musicais para quem não curte musicais, melhores frases de filmes, melhores momentos de Lost, maiores mistérios de Lost, piores sequencias, melhores filmes de rock, melhores filmes de sonhos, melhores filmes com baratas, filmes com elencos legais, melhores ruivas, melhores filmes baseados em HP Lovecraft, filmes que vi em festivais e mais ninguém ouviu falar, Atores Parecidos, Atrizes Parecidas e filmes de lobisomem. Visitem!

Em ordem decrescente…

10- Trilogia Mariachi

Robert Rodriguez é um cara tão legal que merece espaço aqui no blog sempre. Por isso, abro o Top 10 com a sua trilogia Mariachi. Os filmes são independentes entre si, mas todos têm o mesmo personagem central, o “Mariachi”.
El Mariachi é meio tosco, tem a fama de ser um dos filmes mais baratos da história; Era Uma Vez no México é divertido, mas meio bagunçado. A Balada do Pistoleiro é o meu preferido entre os três.

9- Trilogia da Vingança

Aqui no Brasil todo mundo conhece Oldboy, considerado pela crítica o melhor filme do ano que foi lançado (acho que foi 2005). Mas nem todos sabem que ele é o filme do meio da “trilogia da vingança” de Chan-wook Park.
Oldboy é realmente um filmaço. Pena que os outros dois não são tão bons. Mr Vingança (2002) é meio tosco; Lady Vingança (2005) parece uma cópia de Kill Bill

8- Toy Story

Uma das características que faz a Pixar ser o melhor estúdio de animação da atualidade é o fato de investirem quase sempre em histórias originais, deixando de lado as continuações (caminho mais fácil, mas que raramente mantém a qualidade).
Até agora a única continuação tinha sido Toy Story 2, bom filme, mas um pouco inferior ao primeiro. Até que, este ano, surgiu Toy Story 3. Simplesmente um dos melhores filmes do ano!

7- Evil Dead

O primeiro Evil Dead, de 1981, lançado aqui com o nome A Morte do Demônio, é sensacional, um dos melhores filmes de terror da história. Com pouco dinheiro, Sam Raimi usou criatividade e fez um filme assustador e divertido ao mesmo tempo.
Seis anos depois, em 1987, veio a parte 2, que parecia uma refilmagem do primeiro, mas em vez de terror, era comédia de humor negro.
O terceiro, de 1992, é mais fraco, mas ainda muito divertido!

6- Trilogia dos Mortos

George A. Romero inventou o conceito de filmes de zumbi em 1968, com A Noite dos Mortos-Vivos, um filme sério, lento e tenso. Obra prima.
O conceito foi desenvolvido com as duas continuações, O Despertar dos Mortos (78) e O Dia dos Mortos (85). Os filmes são independentes entre si, mas são unidos pela temática zumbi.
Romero voltou ao tema com mais três filmes na primeira década do novo milênio (Terra dos Mortos (2005), Diário dos Mortos (2007) e Survival of the Dead (2009)), mas, quando se fala de de “trilogia dos mortos”, todo mundo só lembra dos três primeiros, os “clássicos”.

5- De Volta Para o Futuro

O primeiro De Volta Para o Futuro foi um dos melhores filmes dos anos 80. Um filme perfeito, com o roteiro redondinho, atuações excelentes, efeitos especiais deslumbrantes e ação de tirar o fôlego. Claro que iam fazer uma continuação, né?
Para a continuação, resolveram filmar ao mesmo tempo as partes 2 e 3, e lançar com intervalo de seis meses no cinema. O 2 é confuso, com muitas idas e vindas no tempo, mas, junto com o 3, fecha com chave de ouro.

4- O Senhor dos Anéis

O projeto era arriscado. Peter Jackson era um diretor semi desconhecido, e queria levar uma grande equipe para a distante Nova Zelândia para passar mais de um ano filmando três longos filmes de uma vez, baseados em um livro considerado infilmável. E, pra piorar, Jackson queria fazer os três de uma vez, ou seja, se o primeiro fosse um fracasso comercial, o estúdio teria outros dois elefantes brancos guardados.
Os filmes ficaram ótimos, foram grande sucesso de bilheteria, e o terceiro filme é recordista de Oscars, ganhando 11 estatuetas em 2004, incluindo melhor filme e melhor diretor. Nada mal, não?

3- Indiana Jones

Talvez os três melhores filmes de aventura da década de 80. Diversão garantida para toda a família, da criança ao vovô. Não conheço ninguém que não curtiu.
Em 2008 veio um novo filme, Indiana Jones e a Caveira de Cristal. Assim, algumas pessoas podem considerar uma quadrilogia. Mas este quarto filme veio beeem depois. A trilogia feita entre os anos 1981 e 1989 já era trilogia há tempos…

2- O Poderoso Chefão

Francis Ford Coppola lançou em 1972 uma de suas obras primas, O Poderoso Chefão, e ganhou, entre outros prêmios, os Oscars de melhor filme e melhor diretor. Dois anos depois, lançou uma continuação tão boa que conseguiu algo que até hoje nenhuma outra continuação alcançou: Oscars de melhor filme e melhor diretor de novo. A terceira parte veio em 90. É um bom filme, mas um pouco inferior. Sua filha Sophia Coppola provou que não pode ser atriz!

1- Guerra nas Estrelas

Os críticos caretas vão discordar, dizendo que O Poderoso Chefão merecia o primeiro lugar. Mas sou fã de Guerra nas Estrelas, oras! E digo mais: O Retorno do Jedi é melhor que o Chefão 3!
Precisa dizer algo? Guerra nas Estrelas criou um novo universo, pegando elementos aqui e acolá. É a eterna luta do bem contra o mal, o mocinho querendo resgatar a mocinha das garras do vilão, elementos místicos e mágicos ensinados por velhos sábios, – está tudo lá! Mas com uma roupagem nova. E com efeitos especiais até então nunca vistos.
(Comentário importante: trilogia boa de Guerra nas Estrelas é que nem Highlander: “There can be only one!”)

p.s.: A Trilogia dos Dólares, de Sergio Leone (Por um Punhado de Dólares, Por uns Dólares a Mais, Três Homens em Conflito), poderia estar aqui. Mas, por uma grande falha minha, só vi até hoje dois filmes do Sergio Leone (Era uma Vez na América e Era uma Vez no Oeste). Fiquei devendo aqui!

p.s.2: Respeito a Trilogia das Cores (A Liberdade é Azul, A Igualdade é Branca, A Fraternidade é Vermelha). Mas acho Kieslowski chaaato…

Anúncios

9 pensamentos sobre “Top 10: Melhores Trilogias

  1. Top 10: Filmes de Natal « Blog do Heu 25 dezembro, 2010 às 11:59 am Reply

    […] festivais e mais ninguém ouviu falar, Atores Parecidos, Atrizes Parecidas, filmes de lobisomem e melhores trilogias. […]

  2. felipe 27 fevereiro, 2011 às 8:33 pm Reply

    o poderoso chefao realmente é muito bom! o padrinho é d+. mas guerra nas estrelas realmente é maior, pois foi a mais bem trabalhada. mas acredito que faltou a do harry potter, pois mesmo que vc nao goste, os filmes da trilogia foram mas vistos que todos os da lista, entao por mexerem com tanta gente e serem os filmes com maior bilheteria de todas as trilogias mereciao ser mencionados!

  3. DanielFGS 31 março, 2011 às 6:45 pm Reply

    Eu vi apenas uma vez Evil Dead na televisão,e adorei o filme,adorei mesmo.E é muito bom saber que é a primeira parte de uma trilogia,legal.

  4. DanielFGS 31 março, 2011 às 6:51 pm Reply

    O Senhor dos Anéis é foda,e quem não de De Volta para o Futuro,e O Poderoroso Chefão dispensa Comentarios.

  5. […] fiz o Top 10 de melhores trilogias, tive um problema, porque cinco das trilogias já estavam garantidas nos primeiros lugares. Com […]

  6. dyuliano 23 maio, 2011 às 9:56 pm Reply

    parceiro só me frustrei com o senhor dos aneis na frente de: de volta para o futuro. Mas foi lindo…

  7. Gilmar 10 outubro, 2011 às 11:33 pm Reply

    cadÊ a trilogia dos dólares?Se o clint eastwood lesse sua lista ia ficar decepcionado.

  8. Fsilva Qxd 21 julho, 2012 às 5:38 pm Reply

    Senhor dos Anéis a melhor. Vc não asistiu a trilogia dos Dólares????? Então não deveria ter criado este blog…

  9. Darth Vader 15 novembro, 2012 às 9:34 am Reply

    Eu acho que Piratas do Caribe poria entrar. Mas é só a minha opinião.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: