Top 10: Melhores Filmes da Década de 00

Top 10: Melhores Filmes da Década de 00

Com algumas semanas de atraso, eis o meu top 10 com os melhores filmes da década que acabou de acabar!

No fim de 2009, apareceram pela internet várias listas de melhores filmes da década. Mas, caramba, a década ainda não tinha acabado! Nossa contagem não teve ano zero, a primeira década foi do ano um ao ano dez. E assim sucessivamente, até os dias de hoje. Assim como a virada do milênio aconteceu entre 2000 e 2001, a última década foi entre 2001 e 2010!

(É uma pena que 2000 não possa entrar no Top 10. Quase Famosos, um dos meus filmes favoritos, é deste ano…)

Penso neste Top 10 desde o fim do ano passado, a ideia era publicá-lo no fim do ano, junto com o Top 10 de melhores de 2010. Mas me esqueci… Falha grave!!!

Agora vamos à lista. Para criar uma lista de apenas dez filmes em um universo tão grande (dez anos!), pensei em uma regra: não repetir diretores. Por melhores que sejam dois filmes do mesmo diretor, só um entra na lista. Por isso, Machete, o melhor de 2010, não está aqui, deu lugar a Sin City. (Usando o mesmo raciocínio, só escolhi um filme da Pixar.)

Lembrando, sempre, dos vários Top 10 já feitos aqui no blog: filmes de zumbi, filmes com nomes esquisitos, filmes sem sentido, personagens nerds, estilos dos anos 80, melhores vômitos, melhores cenas depois dos créditos, melhores finais surpreendentes, melhores cenas de massacre, filmes dos ano 80 e 90 nunca lançados em dvd no Brasil, estilos de filmes ruins, casais que não convencem, musicais para quem não curte musicais, melhores frases de filmes, melhores momentos de Lost, maiores mistérios de Lost, piores sequencias, melhores filmes de rock, melhores filmes de sonhos, melhores filmes com baratas, filmes com elencos legais, melhores ruivas, melhores filmes baseados em HP Lovecraft, filmes que vi em festivais e mais ninguém ouviu falar, Atores Parecidos, Atrizes Parecidas, filmes de lobisomem, melhores trilogias, filmes de natal, melhores filmes de 2010 e coisas que detesto nos dvds Visitem!

p.s.: Gosto dos filmes do Harry Potter, mas eles não estão no Top 10. Mas gostei desta imagem, e precisava de uma imagem que simbolizasse a passagem de tempo…

Em ordem cronológica…

O Senhor dos Anéis (2001 / 02 / 03)

Vou contar a trilogia como um filme só, ok? Afinal, Peter Jackson fez os três de uma vez só, e não tem sentido ver algum deles separado dos outros. A excelente adaptação da obra de Tolkien foi um grande sucesso de bilheteria e ganhou diversos prêmios.

Cidade de Deus (2002)

Um filme nacional que está em 18º lugar no Top 250 do imdb? Não é pouca coisa, né? Violento e muito bem feito, o longa de Fernando Meirelles mostrou que o cinema brasileiro tem jeito!

Kill Bill (2003 / 04)

Outro que considerarei como um filme só. A saga de vingança dirigida por Quentin Tarantino e estrelada por Uma Thurman teve vários momentos geniais ao longo de seus dois episódios.

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004)

Este filme de Michel Gondry tem um dos melhores roteiros que já apareceu em Hollywood nos últimos anos. E também uma das mais belas histórias de amor contadas por Hollywood. Efeitos especiais geniais e, de quebra, a melhor atuação da carreira de Jim Carrey.

https://blogdoheu.wordpress.com/2009/07/21/brilho-eterno-de-uma-mente-sem-lembrancas/

Sin City (2005)

Robert Rodriguez chamou Frank Miller e juntos criaram um novo conceito de adaptação de quadrinhos para o cinema – os quadrinhos estão na tela, literalmente! Muita violência e um grande elenco num filme com um visual poucas vezes visto.

O Labirinto do Fauno (2006)

Guillermo Del Toro é um cara de raro talento, que consegue transitar entre o cinema pop hollywoodiano em filmes como os dois Hellboy, e produções não americanas menos comerciais como esta mistura de terror com fantasia passada na Espanha em 1944.

Borat (2006)

Documentário fake com humor escrachado (muitas vezes de mau gosto) e politicamente incorreto. O humorista Sacha Baron Cohen conseguiu cutucar as feridas certas, e fez um filme engraçado como poucos – acho que foi a vez que ri mais no cinema na última década!

REC (2007)

O conceito de filme com câmera subjetiva ja existia. Mas nunca antes  havia aparecido um filme tão assustador assim usando esse conceito! Esta modesta produção espanhola funcionou tão bem que já foi refilmada por Hollywood, já teve uma boa continuação e tem mais duas previstas.

https://blogdoheu.wordpress.com/2008/10/06/rec/

Wall-E (2008)

O estúdio de animação Pixar é genial. Numa lista de melhores com espaço para mais títulos, não seria errado colocar vários desenhos da Pixar. Mas, como falei na regra lá em cima, aqui só cabe um. Então escolhi Wall-E, não só um dos melhores desenhos da Pixar, como também um dos melhores desenhos da história do cinema.

Tropa de Elite 2 (2010)

O primeiro Tropa de Elite já foi muito bom, um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Aí veio a continuação, ainda melhor que o original. E já bateu o recorde: é o filme nacional mais visto da história. Sim, o cinema brasileiro tem jeito!

https://blogdoheu.wordpress.com/2010/10/10/tropa-de-elite-2-o-inimigo-agora-e-outro/

Será que ainda dá tempo de um Top 10 de melhores filmes fantásticos da década?

Anúncios

2 pensamentos sobre “Top 10: Melhores Filmes da Década de 00

  1. Top 10: Filmes de Vampiro « Blog do Heu 20 fevereiro, 2011 às 8:33 pm Reply

    […] melhores trilogias, filmes de natal, melhores filmes de 2010, coisas que detesto nos dvds e melhores filmes da década de 00 […]

  2. Sergio Luis 9 outubro, 2013 às 4:13 pm Reply

    Meu Deus Kill Bill melhor filme da década 00. tá brincando……………..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: