Inverno da Alma

Inverno da Alma

E, com um pequeno atraso, vamos ao último dos dez filmes indicados ao Oscar 2011. É, atraso, a premiação foi ontem à noite…

Com apenas 17 anos, Ree (Jennifer Lawrence) assumiu a responsabilidade de tomar conta sozinha de sua família – seus irmãos mais novos e sua mãe doente. Foragido da justiça, seu pai colocou em risco a propriedade onde moram todos, e agora Ree precisa arriscar a vida e enfrentar hostilidades de vizinhos e parentes distantes para encontrar seu pai, vivo ou morto.

Inverno da Alma é daqueles filmes independentes que a gente fica se questionando “o que um filme desses está fazendo no meio dos indicados a Oscar de melhor filme?” Não me entendam mal, Inverno da Alma não é ruim. Mas, na minha humilde opinião, também não é isso tudo…

A indicação merecida foi a da jovem Jennifer Lawrence, a protagonista, que carrega a família e o filme nas costas. Ela teve azar de concorrer com Natalie Portman em Cisne Negro – covardia, né? Mas, guardemos esse nome. Essa menina promete.

O elenco teve outra indicação, John Hawkes. Ok, ele não está mal, mas acredito que a indicação só veio por causa da badalação em torno do filme. Já o resto do elenco não traz ninguém digno de nota: um monte de gente feia e mal cuidada, o puro “white trash” americano. Aliás, um nome chama a atenção: símbolo sexual anos atrás, uma acabada Sheryl Lee faz a mãe de Ree. Não sei o quanto é maquiagem, o quanto Sheryl Lee envelheceu precocemente – ela só tem 43 anos. Me senti mal por ela…

Já o roteiro não traz nada de novo. Ree procura encrenca, é ameaçada, Ree apanha. E assim, sucessivamente, até um fim bobo e previsível…

Inverno da Alma não é para qualquer um, nem para qualquer momento. Pode agradar o seu público alvo certo, pode ter seus fãs. E, com relação ao Oscar, estar entre os 10 indicados já é uma grande vitória – ninguém espere mais do que isso.

Anúncios

Um pensamento sobre “Inverno da Alma

  1. X-Men: Primeira Classe « Blog do Heu 9 junho, 2011 às 10:00 pm Reply

    […] e McAvoy não estão sozinhos. O elenco também conta com Jennifer Lawrence (Inverno da Alma), Rose Byrne (Presságio), Oliver Platt (Amor e Outras Drogas), January Jones (Desconhecido) e um […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: