Homem Aranha (1977)

Crítica – Homem Aranha (1977)

Outro dia me mandaram por e-mail um link para baixar este Homem Aranha, piloto de uma série de tv que rolou no fim dos anos 70. Baixei pra rever e ver o quanto era tosco.

Peter Parker (Nicholas Hammond) é picado por uma aranha radioativa e descobre que agora pode subir pelas paredes. Aí ele resolve costurar uma roupa e combater o crime. Neste piloto, ele enfrenta um vilão que está chantageando a cidade, ameaçando “destruir” algumas pessoas.

The Amazing Spider-Man (no original) passou nos cinemas brasileiros, mas é um filme para a tv – o mesmo aconteceu com Galactica, Astronave de Combate. Se a tecnologia da época já não permitia vôos muito altos, a situação era ainda pior com telefilmes. O filme se esforça em colocar um cara fantasiado pendurado nos prédios – em tempos de cgi, isso é legal de se ver, apesar de parecer que ele mal toca as paredes. Mas rolam também cenas em chroma-key, e não tiveram o cuidado de encaixar o ator engatinhando em cima de paredes – várias vezes ele passa por parapeitos e janelas como se fosse tudo uma superfície lisa. Isso ficou muito capenga.

O roteiro é muito mal escrito e é cheio de coisas forçadas. Um vilão que hipnotiza pessoas para cometerem suicídio? Detalhe: só pessoas que o procuram! Não faz o menor sentido. Será que não havia vilões melhores nos quadrinhos do Homem Aranha? E isso é só uma coisa, procurando, a gente acha um monte de outras inconsistências, como o romance de Peter Parker ou as lutas, onde o Aranha parece que foge mais do que luta.

Ninguém no elenco ficou conhecido depois. E o elenco não funciona bem, não sei se é porque os atores são fracos, ou porque os personagens são mal escritos. Talvez seja uma combinação dos dois. Mais: o ator principal me pareceu velho demais – Nicholas Hammond tinha 27 anos na época. Mas Tobey Maguire também tinha 27 quando começou a interpretar Peter Parker nos filmes do Sam Raimi, então, xapralá…

Nem tudo no filme é de se jogar fora. A trilha sonora, um instrumental funkeado, é sensacional. Ok, às vezes parece um filme pornô dos anos 70. Mas mesmo assim ficou legal no filme.

Depois do filme, rolou uma curta temporada com apenas 13 episódios, exibidos entre setembro de 77 e julho de 79. E a série quase caiu no esquecimento. Curiosamente, O Incrível Hulk, outro seriado da mesma época, também baseado num heroi da Marvel, vive até hoje na memória dos fãs de seriados.

Enfim, este Homem Aranha não é bom, visto hoje, parece até um trash. Mas vai agradar os saudosistas.

Anúncios

5 pensamentos sobre “Homem Aranha (1977)

  1. […] saudosistas vão defender este Homem Aranha. Mas, com roteiro tosco, atores capengas e efeitos especiais preguiçosos, não tem muito como […]

    • klaus 30 outubro, 2011 às 11:24 am Reply

      os roteiros da versao antiga de 1977 do homem aranha nao sao ruins nao. são roteiros dinâmicos com ação o tempo todo e a gente nao pode prever o que vai acontecer no encadeamento dos fatos. nao tem nada de tosco. tem umas series atuais que nem se comparam em nivel de roteiros com furos tremendos. e eu nao sou saudosista porque nao peguei essa época.
      agora os efeitos especiais realmente sao muito precarios. tbm naquela epoca nao tinham a tecnologia que temos hoje…

    • ednilton 3 maio, 2014 às 10:25 am Reply

      Só idiotas para compararem coisas antigas com as atuais. Homem- aranha(1977) foi muito bom para sua época, e não ficou devendo em nada para os fãs que o queriam ver em carne e osso.O ridículo que construiu essa crítica deve preferir os fedelhos que mal sabem interpretar o escalador de paredes.

  2. Edivaldo Barros 10 fevereiro, 2012 às 1:10 pm Reply

    O Piloto da série no Brasil,foi exibido nos cinemas.mas dois episódios duplos da série também!

  3. GIL 25 abril, 2012 às 1:23 am Reply

    CARA VOLTA LA NO PASSADO E DA A TECNOLOGIA DE HOJE PRA ESSES CARAS QUE ELES NEM VAO DEIXAR PESSOAS COMO VC NASCER

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: