Festival do Rio – 2011

Festival do Rio – 2011

Uêba! Sexta agora começa o Festival do Rio 2011!

Como todos sabem, o Festival traz, por duas semanas, centenas de filmes espalhados por algumas salas. Filmes de todos os tipos, novos e velhos, bons e ruins, filmes de todos os estilos, filmes para todos os gostos, desde o mais alternativo até o mais mainstream.

Os filmes são divididos em mostras. A maior parte dos filmes mais procurados está nas mostras Panorama do Cinema Mundial e Expectativa 2011 – nunca entendi quais são os critérios para um filme ficar em uma e não na outra, me parecem ser filmes com o mesmo perfil. Também tem as Premieres Brasil e Latina, que também trazem sempre algumas sessões concorridas, além de várias outras mostras de estilos diferentes.

E, claro, tem a minha mostra favorita: a Midnight Movies. É onde se concentram os títulos mais bizarros do Festival, ou seja, é onde estão os melhores filmes segundo os meus critérios. Sou fã dos Midnight Movies desde a época do Fest Rio, festival que rolava aqui nos anos 80…

Este ano, a Midnight Movies está dividida. Ano passado rolaram vários documentários musicais dentro da Mostra; este ano tem uma “sub mostra” Midnight Música. O mesmo com filmes de terror: tem a Midnight Terror. Legal, essa daí já nasceu favorita! (Apesar de repetir alguns filmes que passaram este ano no Rio Fan, que rolou em julho deste ano)

Ah, e, pra quem curte, tem uma mostra com a filmografia completa de Dario Argento!

Claro que não dá tempo de ver tudo que parece ser legal. E como a maior parte dos filmes é inédita, a gente precisa de sorte pra arriscar nas opções certas. Assim como fiz ano passado, vou dar umas dicas aqui. Mas sempre lembrando que não existe garantia. Já vi muito filme bom no risco, mas também já vi muito filme ruim…

Os únicos que posso palpitar sem arriscar são os que já vi. Graças ao download, seis dos filmes inéditos do Festival já foram comentados aqui no blog (coincidência ou não, três estão na Midnight Movies, e os outros três na Midnight Terror). São eles: Paul (comédia de ficção científica sobre nerds que encontram um alienígena), Attack The Block (uma gangue de adolescente londrinos combate uma invasāo alienígena), Rare Exports (filme finlandês com um Papai Noel do mal), Red State (filme de terror dirigido pelo Kevin Smith), The Troll Hunter (mockumentário norueguês sobre um caçador de trolls) e Vermelho, Branco e Azul (um desconfortável filme independente). (Além destes, também já falei de alguns filmes do Dario Argento: A Mansão do Inferno, Giallo – Reféns do Medo, O Fantasma da Ópera e O Pássaro das Plumas de Cristal.)

Vou agora citar alguns filmes que pensei em assistir. Mas lembro que não vi nenhum ainda, então não recomendo nada!

– Alien Lésbica Solteira Procura

Vale ser visto só pelo título…

– Amor Debaixo D’Água

O início da sinopse é besta. Mas leiam este trecho: “O musical tem trilha da banda austríaca Stereo Total e pertence ao movimento pink film, um gênero de soft porn típico do Japão” – Musical? Soft porn???

Aqui é meu Lugar

Sean Penn como um ex rock star cinquentão. Pode ser legal.

– Batalha Real 3D

A ideia da série japonesa Battle Royale é muito boa: jovens são colocados à força em um reality show fatal, de onde sai apenas um sobrevivente.

Batida Policial

A sinopse parece de filme policial americano. Mas a produção é da Indonésia…

O Bosque

Um grupo de jovens idealistas parte para uma floresta. Até aí, tudo bem. Mas eles ligam tvs e computadores em tomadas nas árvores!

– Chapeuzinho Vermelho do Inferno

Adaptação do clássico infantil, feita em Cuba e na Costa Rica.

A Coisa

Prequel de O Enigma de Outro Mundo, clássico de John Carpenter. Não sei se presta, mas, se heu fosse escolher um único filme do Festival, era esse aqui.

Dark Horse

Novo filme de Todd Solondz. Não sei se vale, não gostei do seu último, A Vida Durante a Guerra.

Drive

Promessa de bom blockbuster hollywoodiano.

Finisterrae

Fantasmas russos vagando pelo caminho de Santiago de Compostela…

– George Harrison: Living in the Material World e Pearl Jam Twenty

Documentário de banda de rock é tudo parecido. Mas esses dois são dirigidos por Martin Scorsese e Cameron Crowe. Pelo menos eles têm pedigree. Pra quem curte, também tem outros, com gente como U2, Iggy & The Stooges e Sigur Rós.

Gigante de Aço

Promessa de bom blockbuster hollywoodiano.

– Juan dos Mortos

O primeiro filme de zumbis feito em Cuba. Nuff said.

Um Método Perigoso

Novo filme de Davis Cronenberg. Jung e Freud são os personagens principais.

– A Mulher Selvagem

Uma mulher selvagem é capturada e presa num porão. Prêmio de melhor filme do último Rio Fan.

Ninja Kids!!!

Parece ser infantil, mas é dirigido pelo barra-pesada Takashi Miike, o mesmo de Ichi The Killer.

O Pequeno Polegar

Se estivesse na mostra Geração, heu passava pra minha filha. Mas tá na Midnight Movies, e tem um ogro devorador de crianças na história…

Raiva

Primeiro filme de terror produido em Israel.

Rock Brasília, Era de Ouro

Documentário sobre as bandas de Brasília (Legião, Capital, Plebe). O assunto me interessa.

Shark Night 3D

É um filme chamado Shark Night. E é em 3D. Precisa de mais?

– Sleeping Beauty

Tem título de conto de fadas, mas sinopse de filme estranho.

Torrente 4 3D

Quarto filme do anti-heroi Torrente, o detetive corrupto, beberrão e preguiçoso de Madri. O 3D me atrai, mas não vi o 2 e o 3…

A Última Sessão

Um funcionário de um cinema sai por aí matando mulheres.

.

Provavelmente, não conseguirei ver todos esses. E ao longo das próximas duas semanas, vou descobrir outros filmes pela programação. Ou seja, minha programação é imprevisível. Só garanto uma coisa: falarei de todos aqui no blog!

Bons filmes!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Festival do Rio – 2011

  1. DanielFGS 6 outubro, 2011 às 4:12 pm Reply

    Helvecio,”STEVE JOBS” morreu,por que vc não faz uma homenagem à ele com um TOP 10 só com os filmes da “PIXAR”.Já que ele foi o criador,graças a ele não só temos os computadores pessoais que tanto precisamos,e toda essa tecnologia que nos rodeia,mas temos também a Pixar,sem ela não teríamos filmes com animações 3D tão incríveis assim como os de hoje em dia.

  2. DanielFGS 6 outubro, 2011 às 4:14 pm Reply

    A é! esses filmes tem títulos muito interessantes,fiquei curioso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: