A Casa dos Sonhos

Crítica – A Casa dos Sonhos

Will Atenton larga o seu emprego em uma grande editora de Nova York para se dedicar a escrever um livro, ao mesmo tempo que se muda com a esposa e as duas filhas pequenas para uma nova casa. Mas logo a família descobre que a casa foi palco de uma chacina alguns anos antes.

O diretor Jim Sheridan, famoso por filmes como Em Nome do Pai e Meu Pé Esquerdo, faz aqui uma incursão no gênero fantástico. Mas, apesar do péssimo poster sugerir, A Casa dos Sonhos não é terror – uma das falhas do filme é não se decidir sobre qual estilo faz parte. Me pareceu um thriller de suspense, mas tem algo de drama também.

Sheridan não gostou do resultado final de seu filme, chegou a pedir que seu nome fosse tirado dos créditos (o que não aconteceu). A Casa dos Sonhos realmente está um degrau abaixo de seus grandes filmes, mas não achei tão ruim a esse ponto.

Um dos acertos do filme foi a escolha do elenco. Daniel Craig e Rachel Weisz estão bem juntos – aliás, a química foi tão boa que eles se casaram depois do filme. Naomi Watts tem um papel menor, e Elias Koteas faz uma ponta de luxo. Mais uma coisa: as crianças são interpretadas por Taylor e Claire Geare, irmãs na vida real, o que ajuda na interação entre elas – boa ideia.

A ambientação é legal, muito frio, muita neve. E a casa também foi uma boa escolha. Mas o roteiro não é perfeito. A Casa dos Sonhos tem uma boa reviravolta na trama, mas achei que esta aconteceu cedo demais, rola bem no meio do filme. Isso atrapalha um pouco o ritmo, que cai na segunda parte.

Li muitas críticas negativas por aí. Talvez isso seja porque o péssimo trailer oficial traz um grande spoiler e já revela de cara esta reviravolta que citei. Fui ao cinema sem ter visto o trailer, e gostei da reviravolta. Mas se já soubesse antes, com certeza ia gostar menos do filme.

Enfim, A Casa dos Sonhos não é uma obra prima, pode-se até dizer que a ideia já foi usada antes várias vezes. Mas pode ser uma boa opção, principalmente pra quem não viu o trailer!

.

.

Se você gostou de A Casa dos Sonhos, o Blog do Heu recomenda:
A Ilha do Medo
A Órfã
Desconhecido

Anúncios

2 pensamentos sobre “A Casa dos Sonhos

  1. DanielFGS 13 novembro, 2011 às 4:45 pm Reply

    Eu lí no Boca do Inferno sobre esse filme,e li também que o trailer traz um grande spoiler do filme,mas como eu não to muito afim de assistri ele,acho que vou ver trailer,só por curiosidade.

  2. Sr.Gabriel 24 novembro, 2011 às 9:47 pm Reply

    Heu,

    Somente hoje fui conferir no cinema, pois amanhã não estará em cartaz nos cinemas de Brasília.

    Gostei do elenco. Daniel Craig fez um enorme esforço para tornar seu personagem interessante e tem uma ótima quimica entre ele e a Weisz. Só a Naomi Watts que está bem apagadinha, até pelo fato de seu personagem ser um tanto bloqueado pelo roteiro.

    A primeira reviravolta, além de óbvia, aconteceu cedo demais. Pelos problemas citados pelo Sheridan, é bem difícil dizer quem são os culpados.

    O filme só não pode ser vendido como suspense ou terror, é apenas um drama psicológico sobre identidade, conflito e um perverso evento na mente humana. Em parte, o roteiro poderia colaborar para Dream House, no mínimo, ser um evento perturbador. Fora alguns furos imperdoáveis.

    Também acho que o filme foi surrado por pegar âncora em produções como Ilha do Medo, Aterrorizada, Alta Tensão e vários outros que já discutiram o tema sob diversas perspectivas.

    Não desgostei, pelo contrário. Sem dúvida é o pior filme do Sheridan que, como o amigo citou, já fez películas preciosas com o Daniel Day Lewis.

    Obs: algumas cenas tem toda a pinta de Supercine, hein?! Só faltou a vinheta após os créditos finais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: