The Divide

Crítica – The Divide

Um grupo de vizinhos se refugia no porão do prédio onde moram quando acontece um ataque nuclear. Isolados do resto do mundo, eles precisam sobreviver uns aos outros.

The Divide está classificado no imdb como terror, suspense e ficção científica, mas acho que está mais para drama. Um violento drama apocalíptico sobre a degeneração humana, mas um drama.

A trama lembra um pouco Ensaio Sobre a Cegueira – quais seriam as reações de pessoas colocadas em um ambiente descontrolado e cada vez mais hostil. Até quando aquele grupo iria funcionar como um grupo unido antes de entrar em colapso?

O diretor Xavier Gens (Hitman) já tinha demonstrado que sabia fazer dramas violentos no limite do terror com o seu A Fronteira, filme mal lançado por aqui. Aliás, os dois filmes são bem parecidos em suas essências: pessoas colocadas em situações limite.

O elenco, claro, não traz nomes de ponta. Mas temos alguns atores mais ou menos conhecidos, como Lauren German (O Albergue 2), Rosanna Arquette (Pulp Fiction), Milo Ventimiglia (Heroes), Michael Biehn (Exterminador do Futuro) e Courtney B Vance (Law & Order Criminal Intent). De um modo geral, o elenco está bem, gostei da atuação de Ventimiglia, até agora só o tinha visto em Heroes, e ele passava a impressão de ser apenas mais um galãzinho – o que não rola aqui nem de longe.

O roteiro não é perfeito – por exemplo, pra que selar a porta se a fossa era aberta? Mas a construção dos personagens e a inspirada atuação do elenco compensam essas pequenas falhas. Além disso, gostei do início acelerado e do ritmo intenso da sequência final.

Ainda rolam alguns destaques, como a boa fotografia do filme, que ajuda no clima desolado do subterrâneo. A maquiagem e a trilha sonora também são muito boas.

The Divide é aquele tipo de filme que tem cara que não vai entrar em cartaz. e mesmo sem entrar, não agradar a muita gente – rolam umas perversões bem distorcidas ao longo da projeção. Mas, para aqueles de estômago forte, recomendo!

Marcado:, , , , , , ,

3 pensamentos sobre “The Divide

  1. LUIZ FELIPE 20 abril, 2012 às 10:48 am Reply

    Heu, faz um TOP10 com as melhores duplas policiais.

  2. DanielFGS 20 abril, 2012 às 12:12 pm Reply

    Eu li sobre esse file no “Boca do Inferno”,fiquei interessado na época (faz alguns meses),mas já tinha ate esquecido desse filme,parece legal,eu sei que tem cenas violência (um quase estupro por exemplo),mas tem que ter mesmo,afinal essa é a condição humana,vou assistir.

    P.S:Gostei da ideia do primeiro comentário,acho que vc devia ter feito um top10 com esse tema a muito tempo,legal.

  3. Carlos Cesar 29 abril, 2012 às 3:02 pm Reply

    Gostei do filme. De fato, de uma altura em diante ele fica lento e meio pesado, pois deixa a ação e o suspense de lado e mostra a degradação física e mental de alguns membros do grupo, que vão se tornando praticamente dementes. A conclusão deixou muitas pontas sem explicação, como o porquê do ataque, quem são os invasores e o que eles estavam fazendo. Eu espero que façam uma continuação pra esclarecer esses fatos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: