Branca de Neve e o Caçador

Crítica – Branca de Neve e o Caçador

Versão dark da história dos Irmãos Grimm!

Branca de Neve é a única pessoa no reino mais bonita que a Rainha Má. Por inveja, a Rainha manda um caçador encontrá-la na Floxresta Negra e matá-la.

A ideia de mostrar o conto clássico sob uma ótica sombria era muito boa – originalmente, as histórias eram mais pesadas, mas estamos acostumados com a amenizada “visão Disney” dos contos de fada. Mas Branca de Neve e o Caçador, dirigido pelo estreante Rupert Sanders, caiu num sério problema de escolha de elenco. Kristen Stewart como Branca de Neve foi um erro grande. Não tenho nada contra Kristen, até falei bem dela na crítica de Runaways. Ela é até bonitinha – o problema é que nunca, repito, NUNCA ela será mais bonita que a Charlize Theron.

E isso porque estamos falando só de beleza física. Porque, se talento para atuar contar, aí é covardia. Charlize engole Kristen. E isso fica claro ao longo da projeção: Kristen passa o tempo todo inexpressiva, enquanto Charlize rouba cada cena onde aparece. Me vi torcendo por uma improvável vitória da vilã na cena final – a superioridade da rainha má me lembrou O Império Contra Ataca, quando um inexperiente Luke Skywalker ataca sem sucesso um Darth Vader que se defende apenas com uma mão.

Se a gente conseguir desligar este “pequeno” detalhe, Branca de Neve e o Caçador é até legal. O visual do filme é muito bom. Fotografia bem cuidada, belos cenários e figurinos, além de efeitos especiais muito bem feitos – gostei da cena da Floresta Negra “atacando” a Branca de Neve, lembrou o desenho animado.

No elenco, o grande nome é Charlize Theron, que, sozinha, já vale o ingresso. Kristen Stewart está inexpressiva como sempre, e Chris Hemsworth faz um replay do seu Thor. Ainda tem um outro personagem, interpretado pelo desconhecido Sam Claflin, não sei se estava no conto original ou se foi colocado pra criar um triângulo amoroso (tentativa de aproximação com Crepúsculo?). Mas, enfim, não rola química entre Kristen e nenhum dois dois candidatos a mocinho.

Uma coisa interessante foi a concepção dos anões – só não entendi por que oito em vez de sete. Atores de tamanho “normal”, alterados digitalmente, interpretam os oito anões: Ian McShane (Piratas do Caribe 4), Bob Hoskins (Uma Cilada Para Roger Rabbit), Nick Frost (Todo Mundo Quase Morto), Toby Jones (O Espião que Sabia Demais), Ray Winstone (A Invenção de Hugo Cabret), Eddie Marsan (Sherlock Holmes), Johnny Harris e Brian Gleeson. Fiquei imaginando como seria O Senhor dos Aneis com a tecnologia atual. Acho que prefiro o modo como Peter Jackson fez…

Branca de Neve e o Caçador é um pouco mais longo do que deveria. Não chega a cansar, mas poderia ter meia hora a menos sem prejudicar a história.

Agora vou procurar Espelho, Espelho Meu, outro filme da Branca de Neve lançado este ano…

.

.

Se você gostou de Branca de Neve e o Caçador, o Blog do Heu recomenda:
Alice no País das Maravilhas
As Aventuras do Barão Munchausen
Os Três Mosqueteiros

Marcado:, , , , , , , , , , , ,

3 pensamentos sobre “Branca de Neve e o Caçador

  1. DanielFGS 6 junho, 2012 às 5:56 pm Reply

    Tudo bem, esquecendo esse detalhe como vc disse,parece ser legal pra caralho (além disso não importa se é a Charlize Theron vs Kristen Stewart, o que o pessoal queria ver duas fazendo é bem diferente,sério).Fora algumas coisas ruins, a história filme parece ser incrível,e eu gosto dessas versões mais sombrias e sérias de contos de fada (os contos voltam a sua origem gótica).
    É claro que o filme apesar de ter um tema mais sombrio,é na verdade um filme de aventura e guerra,com muita ação estilo Senhor dos Anéis,com muita fantasia também,alias ainda bem que tem fantasia,por que se fosse só um filme com uma guerra que poderia ter acontecido de verdade,sem nenhuma magica,seria muito chato,muito,eu gosto de filmes com essas batalhas épicas,são ótimos.E os efeitos desse filme são foda.

    P.S:Esse compensa aquela porcaria de filme:Floresta Negra,mesmo este sendo assumidamente de terror.

  2. DanielFGS 6 junho, 2012 às 6:13 pm Reply

    A é,mais uma coisa,tudo bem que a Charlize é infinitamente mais bonita que a Kristen (mesmo assim a Kristen é bem gostosa),não importa muito,por que ela é a madrasta má ,que nesse filme tem a beleza limitada a vida das outras mulheres já que ela rouba a vida delas,então ela ia prender a branca de neve de qualquer jeito, ainda mais que ela é a filha do rei que era bonzinho,até se ela fosse horrorosa,ia acabar sendo presa,ou como escrava,é por ai.Sem contar que ela é a unica herdeira da famila real,então ela que devia ser a rainha,e é por isso que vai ter porrada entre as duas,é muito bom ver a Branca de Neve tomando atitude,ela não fica só dependendo dos anões e do príncipe viado,muito bom.

  3. Espelho, Espelho Meu « Blog do Heu 12 junho, 2012 às 2:47 pm Reply

    […] de Branca de Neve e o Caçador, vamos ao outro filme sobre a Branca de […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: