Maníaco

Crítica – Maníaco

Até agora, a melhor surpresa do Festival do Rio 2012!

Frank é um restaurador de manequins. E também é um assassino serial, com fixação por arrancar escalpos de mulheres para grampear nos seus manequins. Quando ele conhece a artista plástica Anna, interessada pelos seus manequins, sua obsessão aumenta.

Por ser uma refilmagem de um filme obscuro de 1980, heu não esperava muito de Maníaco. Principalmente por saber que foi produzido e roteirizado por Alexandre Aja, que não fez grande coisa na refilmagem de Viagem Maldita e decepcionou na de Espelhos do Medo (se bem que gostei da sua versão de Piranha). Mas gostei do resultado, diria que Maníaco é uma das melhores refilmagens que vi recentemente.

Dirigido por Frack Khalfon (P2  – Sem Saída, também produzido e roteirizado por Aja), Maníaco tem uma característica interessante: quase todo o filme é em “POV” (point of view) – a câmera mostra o ponto de vista do personagem. Elijah Wood, o protagonista, pouco aparece, apesar de estar presente em todas as cenas do filme.

O estilo “POV” cansa um pouco (são apenas umas duas ou três cenas curtas sob outro ponto de vista). Mas por outro lado, isso cria uma cumplicidade com o espectador muito maior do que nos filmes convencionais – estamos literalmente dentro da cabeça do assassino, vendo através dos seus olhos e ouvindo os seus pensamentos.

A escolha de Elijah Wood como o maníaco foi arriscada – ele será eternamente lembrado como o hobbit Frodo de O Senhor dos Aneis. Tudo bem que ele fez um assassino em Sin City, mas era um personagem pequeno e não muito marcante. Mas posso dizer que o Sr. Frodo, quer dizer, Elijah Wood, não decepcionou. (O único problema de ter Elijah Wood num papel destes é que é impossível não lembrarmos do Gollum nos momentos em que estamos dentro da cabeça de Frank e este tem surtos de dupla personalidade…) O resto do elenco não tem ninguém muito conhecido. Nora Arnezeder, America Olivo, Liane Balaban, Genevieve Alexandra e Megan Duffy fazem um bom trabalho.

Preciso falar das cenas de violência. Não vi o original, mas li que a maquiagem foi feita por Tom Savini, sinônimo de boa qualidade. Mesmo assim, não acredito que uma maquiagem feita há 32 anos atrás seja tão eficiente como a desta nova versão de Maníaco. As cenas são muito fortes. Arrisco a dizer que estamos diante das melhores cenas de escalpelamento da história do cinema!

Ainda preciso falar da trilha sonora, com um toque new wave ointentista. A princípio a gente não associa esta sonoridade com filmes de terror. Mas a trilha criou um clima tenso que lembra os bons momentos de Dario Argento. Algumas cenas dão nervoso, são daquelas que a gente se contorce na cadeira!

Segundo o imdb, a previsão de estreia de Maníaco aqui no Brasil é em 30 de agosto de 2013. Poxa, por que esperar tanto tempo? Sorte que já vi. Pena que não posso recomendar pra ninguém por um bom tempo.

Fiquei com vontade de ver o original. Vou baixar, mas só terei tempo de ver depois do fim do Festival…

Marcado:, , , , , , , , , ,

Um pensamento sobre “Maníaco

  1. DanielFGS 8 outubro, 2012 às 2:18 pm Reply

    Quando eu li sobre os filmes que vc iria assistir no Festival, eu já pensava que esse poderia ser o Rmake do filme de 1980,ai achei ineteressante,fico feliz de saber que vc gostou e que o Elijah Wood fez um bom trabalho.Eu não ví o Maniaco original,mas li sobre o filme no Boca do Inferno (aconselho vc ver essa matéria também ,antes de ver o filme),e me pareceu ser um bom filme ,mesmo com poucos recursos na época,sem contar que consideram o personagem principal um dos Piscopatas mais frios e crueis do cinema.
    Pena que esse remaker vai demorar pra passar nos cinemas brasileiros,mas fazer o que,mesmo assim tem uma noticia legal envolvendo Elijah Wood:ele junto com Daniel Noah e Josh C. Waller,fundaram a The Woodshed,uma produtora independente voltada a o Género Terror,parece ser legal,ela já esta com alguns filmes em produção,tomara que de tudo certo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: