Lost S06E17-18 – The End

Lost S06E17-18 – The End

E acabou Lost, talvez a série mais badalada de todos os tempos… Vou falar do fim, então, claro que falarei spoilers, ok?

SPOILERS!

SPOILERS!

SPOILERS!

O fim teve méritos e defeitos. Começarei pelo que rolou de bom.

Até a quinta temporada, a narrativa de Lost era entrecortada por flashbacks e flashforwards onde conhecíamos mais sobre os personagens. Na sexta, a estrutura mudou, em vez de alterações na linha temporal, passamos a ter uma realidade paralela, onde o avião não teria caído e todos estavam seguindo suas vidas normalmente.

O capítulo final de Lost explicou esta realidade paralela. Na verdade, este é um momento pós morte, atemporal, onde quem já morreu mas ainda não sabe se vê numa situação melhor do que estava antes. Ou seja, enquanto o tempo corria normalmente na ilha, a realidade paralela mostrava uma espécie de purgatório.

Olhando sob este ângulo, o fim foi coerente e muito legal. Foi emocionante ver os personagens se reencontrando na igreja, na cena final. Ok, ficou com cara de final de novela das 8, mas, admito, foi emocionante.

Mas…

Se por um lado foi emocionante vermos todos juntos no fim, por outro lado foi muito frustrante não vermos os mistérios explicados.

Caramba! Os criadores de Lost passaram seis anos nos apresentando a um mistério atrás do outro, e agora, no fim, resolvem não explicar nada??? Pra que as referências egípcias, os números, a iniciativa Dharma, os Outros, Jacob, o Monstro de Fumaça, pra que, se no fim tudo isso vai ser deixado de lado?

E tem outro detalhe: alguns dos personagens foram ignorados no grande final novelístico. Cadê o Michael e o Walt? Cadê o Richard, o Lapidus e o Miles? Cadê o nosso Rodrigo Santoro? E a Eloise, que parecia ter uma grande importância na história, levou uma banana do Desmond e ficou por isso mesmo? E o Widmore, morreu daquele jeito besta mesmo?

Bem, aqui teve uma explicação, meio forçada, mas teve. Quando o Hurley libertou a Kate e o Sayid, ele falou algo como “a Ana Lucia ainda não está pronta.” Logo que rolou esta cena, pensei “é, vão usar isso como desculpa pra deixar uma galera de fora…” E não deu outra…

Ainda tem mais um problema, mas aí não é culpa dos criadores de Lost. Por ser uma história envolvendo muitos mistérios, muitos espectadores criaram soluções possíveis para o desfecho. Centenas de teorias pululam na internet há anos! E, claro, o cara que imaginou um fim diferente não vai ficar satisfeito com a solução apresentada, seja ela qual for… A saga Star Wars teve um problema parecido quando rolou o ep. III. Cada fã imaginou um fim diferente, e quase todos se decepcionaram.

Voltando a Lost, foi uma série acima da média, com muito mais altos do que baixos. Entrará para a história da tv, sem dúvida. Mas deixou escapar a chance de ser uma das melhores séries de todos os tempos ao fazer um fim capenga assim…

p.s.: Sei que tem fãs de Lost que vão ler o meu texto e tentar me mostrar coisas que não foram explicadas na série. Agradeço, mas não precisa. Sei que teve gente que gostou mesmo sem explicar, ok, respeito essas pessoas. Mas, na minha humilde opinião, não é o suficiente…

13 pensamentos sobre “Lost S06E17-18 – The End

  1. tattikren 25 maio, 2010 às 1:29 pm Reply

    ok concordo com voce em grande parte… aliás, em grande maioria do que dissestes… mas considerando que são 6 anos de série, e lá foram criados enigmas um atras do outro… e para explicar tudo, não achas que tornaria o final chato e não falariamos mais da série por mais tempo?
    Acredito que o intuito para vendas dessa série é vender para se pagar… e o mercado funciona assim…. infelizmente, tudo que se faz… tem que ser pago… entao acredito que a demanda da curiosidade é maior que a demanda dos fãs, o que torna o final da série rentável até o ultimo centésimo….
    americano é focado em retorno, sempre!

  2. tattikren 25 maio, 2010 às 1:31 pm Reply

    mas falando na série em si… eu concordo plenamente, deixou a desejar por responder de forma sensata. 😉

  3. Gabriel 26 maio, 2010 às 10:45 am Reply

    Prezado: Concordo contigo. Realmente sua posição é bem sensata. Não foi um final horrível, eles tiveram uma boa sacaba com o lance da dimensão paralela ser, na verdade, um pós-morte (isso deve ter satisfeito a alguns fãs, que achavam que a ilha em si era um pós-morte, e seriam frustrados ao verem que a ilha e tudo o mais era a realidade).

    Enfim, deu para enganar um pouco. Porém fiquei realmente abismado com a total falta de explicações de coisas básicas, como você citou: o Dharma, os outros, a tal Luz em si, o que era realmente, porque rolava toda aquela parada magnética. Tipo, é muito fácil falar: “ah! O segredo é uma luz e pronto!”, mas não explicar nada realmente. E no final, na igreja, senti falta mesmo do Michael e do Walt. Poxa, até a Shannon apareceu!

    Outra coisa que gostei foi a briga final do Locke e do Jack. Pareceu uma coisa meio Matrix Revolutions…kk Luta debaixo de chuva, muito bem filmada.

    Enfim, concordo contigo: Deu pra enganar, mas ficou capenga!
    Abs

  4. Tiago 28 maio, 2010 às 10:38 am Reply

    Michael aparece para hurley, acho que no episódio de richard e diz para ele que sua alma ficou presa na ilha. A explicação de walt virá nos extras do box da temporada.

    sds!

  5. […] Lost acabou. Alguns gostaram do fim, alguns odiaram o mesmo fim. Certezas, temos pelo menos duas: […]

  6. […] acabou Lost, segunda acabou 24 Horas. Duas das melhores séries desta primeira década do novo […]

  7. Atração Perigosa « Blog do Heu 8 janeiro, 2011 às 4:58 pm Reply

    […] Curiosidade no elenco para os fãs de séries de tv: os dois policiais do FBI tinham papeis pequenos em séries já comentadas aqui no blog. John Hamm faz um ex-namorado de Liz Lemmon em 30 Rock, enquanto Titus Welliver era ninguém menos que o “Homem de Preto” em Lost. […]

  8. Super 8 « Blog do Heu 11 agosto, 2011 às 10:38 pm Reply

    […] tem talento atrás do hype. Antes heu desconfiava, por causa do fraco seriado Alias, do irregular Lost, e do Missão Impossível 3, que apesar de não ser ruim, é mais fraco que os dois primeiros. Mas […]

  9. Blog do Heu » Super 8 12 agosto, 2011 às 10:00 am Reply

    […] tem talento atrás do hype. Antes heu desconfiava, por causa do fraco seriado Alias, do irregular Lost, e do Missão Impossível 3, que apesar de não ser ruim, é mais fraco que os dois primeiros. Mas […]

  10. Blog do Heu » Cowboys & Aliens 14 setembro, 2011 às 9:50 am Reply

    […] por Roberto Orci, Alex Kurtzman (ambos do novo Star Trek e da série Fringe), Damon Lindelof (Lost) e mais três pessoas, dá umas derrapadas. Além de trazer muitas sequências previsíveis, alguns […]

  11. Cowboys & Aliens « Blog do Heu 14 setembro, 2011 às 9:53 am Reply

    […] por Roberto Orci, Alex Kurtzman (ambos do novo Star Trek e da série Fringe), Damon Lindelof (Lost) e mais três pessoas, dá umas derrapadas. Além de trazer muitas sequências previsíveis, alguns […]

  12. A Coisa « Blog do Heu 11 outubro, 2011 às 11:15 pm Reply

    […] poderão reconhecer os dois pilotos de helicóptero: Adewale Akinnuoye-Agbaje, o mr. Eko de Lost; e Joel Edgerton, o Owen Lars da nova trilogia de Star Wars. E o monte de atores noruegueses […]

  13. O Pacto « Blog do Heu 18 fevereiro, 2012 às 9:22 pm Reply

    […] elenco, January Jones (X-Men Primeira Classe), Jennifer Carpenter (Quarentena), Harold Perrineau (Lost) e Xander Berkeley (24 […]

Deixe um comentário