Nosso Lar

Nosso Lar

Fui ver o novo fenômeno de bilheteria brasileiro. Nosso Lar tem seus méritos, mas também tem seus defeitos…

Mas, antes de falar de Nosso Lar, preciso explicar uma coisa: vou falar aqui sobre o filme. Não discutirei a filosofia proposta pelo filme. Não discuto nem política nem religião aqui no blog!

André Luiz (Renato Prieto) morre, e vai parar num lugar sombrio e cheio de pessoas em sofrimento – o Umbral. Depois de passar um tempo nesta espécie de purgatório, André Luiz é resgatado e levado para a cidade Nosso Lar, onde ele aprende como é a vida em outra dimensão. O filme foi baseado no livro homônimo psicografado em 1943 por Chico Xavier, atribuído ao próprio espírito André Luiz.

O grande mérito de Nosso Lar é ser um filme tecnicamente muito bem feito. Uma equipe gringa, responsável por, dentre outros, a máscara do Roscharch de Watchmen, foi convidada para fazer os efeitos especiais, que, realmente, trazem um visual muito bem feito, melhor do que o que se vê em produções nacionais semelhantes. Vários estrangeiros trabalharam no filme. Até a trilha sonora, a cargo do minimalista Philipp Glass.

Mas, por outro lado, o didatismo do filme cansa. Tudo é muito explicado, nos mínimos detalhes. A gente vê as coisas acontecendo, e uma narração em off explica o que acabou de acontecer. E isso torna a narrativa maçante. E, pra piorar, os atores parecem mecânicos. Todos parecem estar no piloto automático, onde mais importante que representar é explicar como funciona a filosofia espírita.

E aí a gente chega no ponto delicado: o filme que se propõe a mostrar o espiritismo falha como filme. Mas esta opinião é sobre o filme, não sobre a religião!

Pelo tamanho da superprodução, Nosso Lar poderia ser um marco na história do cinema nacional. Mas ficou devendo…

Anúncios

Um pensamento sobre “Nosso Lar

  1. pricila rita 15 outubro, 2012 às 9:28 pm Reply

    apesar de ficar devendo foi maravilhoso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: