Pânico 4

Crítica – Pânico 4

Ninguém pediu, mas, 11 anos depois do terceiro Pânico, olha o quarto filme da franquia aí! Pelo menos, a boa notícia: o filme é bom!

Dez anos depois dos eventos do último filme, Sidney Prescott, agora escritora, volta para Woodsboro para o lançamento do seu livro. Ao mesmo tempo que ela se reencontra com o casal Dewey e Gale, o assassino mascarado volta a atacar a cidade.

Olha, vou admitir aqui que me lembro muito pouco dos três primeiros filmes. Lembro que o primeiro Pânico, de 1996, foi um excelente filme, que praticamente redefiniu o conceito de slasher, desgastado pelos Jasons e Freddys nos anos anteriores. Logo vieram as continuações (1997 e 2000), que, claro, não mantiveram a qualidade. Uma enxurrada de filmes semelhantes apareceu, como Eu Sei O Que Vocês Fizeram Verão Passado e Lenda Urbana, enfraquecendo o conceito, e a franquia foi deixada de lado.

Uma simples passada de olhos pelos créditos do novo filme dá a impressão de sinais positivos. Afinal, o filme traz de volta o diretor Wes Craven, o roteirista Kevin Williamson e o trio de atores principais, Neve Campbell, Courtney Cox e David Arquette. Mas aí a gente dá uma pesquisada e descobre que as duas continuações de qualidade duvidosa também tiveram esses cinco nomes… O novo filme segue o estilo dos outros, e a boa notícia para os fãs da série (e para os apreciadores de filmes de terror de modo geral) é que desta vez acertaram a mão!

Wes Craven sempre teve uma carreira irregular. Se por um lado, ele fez filmes bons como A Hora do Pesadelo  e A Maldição dos Mortos-Vivos; por outro lado ele “cometeu” coisas como Amaldiçoados. E a irregularidade continua: se este Pânico 4 é legal, há pouco fez o maomeno A Sétima Alma

Pânico 4 começa muito bem – a sequência inicial é excelente! O bom roteiro de Williamson traz personagens bem construídos, e alguns sustos bem colocados pontuando a trama. E o filme traz inúmeras citações a outros filmes, como Jogos Mortais, Premonição e até clássicos como Suspiria – rola até um trecho de Todo Mundo Quase Morto pela tv! Além das muitas referências ao cinema de terror, de quebra, rolam várias piadas sobre continuações. Viva a metalinguagem! (Adorei a piada que cita Bruce Willis, e toda a sátira ao politicamente correto sobre quem sobrevive atualmente nos filmes de terror!)

O elenco soube aproveitar bem a nova geração ao lado do trio “veterano”, com nomes como Emma Roberts, Hayden Panettiere e Marley Shelton. E ainda rolam pontas de gente como Kristen Bell e Anna Paquin.

Curiosamente, os filmes da trilogia original nunca foram lançados em dvd aqui no Brasil. Se alguém quiser rever os primeiros filmes antes desse novo, vai ter que baixar. E depois reclamam da pirataria…

p.s.: Vi o filme na sessão para críticos. Todo mundo teve que assinar um termo de confidencialidade, prometendo não contar o fim do filme para ninguém. Ok, entendo a preocupação dos distribuidores, mas…
– Precisa de algo assim na véspera da estreia? No dia seguinte, o filme já estará nos cinemas!
– O fim do filme é legal. Mas nada tão sensacional assim…

.

.

Se você gostou de Pânico 4, o Blog do Heu recomenda:
Halloween – O Início
A Sétima Alma
13Hs

7 pensamentos sobre “Pânico 4

  1. Luiz com Z 15 abril, 2011 às 11:35 am Reply

    Termo de confidencialidade? Que maravilha! Tô começando a acreditar no futuro desse país! O que é uma boa notícia pra quem tem um hamigo com três filhos que merecem ser protegidos dos spoilers do mundo! Feliz haniversário!

  2. DanielFGS 15 abril, 2011 às 6:54 pm Reply

    Eu estava com medo de dizer,mas eu já pensava que o 4°filme da Franquia Pânico iria ser um bom filme.Depois de ler alguns comentarios sobre o filme pensei que ia ser a mesma coisa que os outros anteriores,mas eu tabem vi o trailer,o comercial na tv,e pensei:Talvez desta vez o diretor tenha acertado no filme,talvez ele tenha deixado ele mas emocionante,com mais “Estilo”.

    P.S:Lembrando que a gente não deve esquecer que isso não apaga os erros do 2° e 3° filmes.Àlem disso depois de tanto tempo ninguem liga muito para filme a Franquia Pânico,mas o parece divertido e vale a pena conferir.

  3. Guilherme 15 abril, 2011 às 11:03 pm Reply

    Vale a pena assistir muito mesmo e ao contrario da critica achei o filme sensacional !

  4. The Roommate « Blog do Heu 15 maio, 2011 às 9:33 pm Reply

    […] você gostou de The Roommate, o Blog do Heu recomenda: Chloe – O Preço da Traição Pânico 4 Fear Island Comentários (1) LikeBe the first to like this […]

  5. Assalto em Dose Dupla « Blog do Heu 15 dezembro, 2011 às 8:57 pm Reply

    […] “quemfezisso” numa tradução literal. É o que acontece, por exemplo, na série Pânico: ao longo do filme, temos várias pistas sobre quem é o assassino, e quase todos os personagens […]

  6. Anônimo « Blog do Heu 23 março, 2012 às 9:38 pm Reply

    […] professora de violino interpretada por Meryl Streep, dirigido por Wes Craven (A Hora do Pesadelo, Pânico). O problema é constatar que o cara é melhor na área que ele está acostumado a […]

  7. Ricardo 20 julho, 2012 às 4:33 pm Reply

    ODIEI!!!!

Deixe um comentário